Curiosidades

6 Curiosidades sobre Cachaça que talvez você não saiba.

Motivo de orgulho brasileiro e ingrediente da  Caipirinha, o drink  mais famoso do mundo,  a Cachaça é uma das maiores descobertas do Brasil e atingiu um nível fantástico de aceitação em todo mundo.
A segunda bebida mais consumida no país, perde apenas para a cerveja, tem uma grande importância, cultural, turística e econômica. O circuito produtivo e turístico da Cachaça movimenta milhões de reais anualmente e da emprego para diversas famílias.

Apesar de ser o destilado mais consumido no país, ainda há alguns fatos sobre a bebida que poucos apreciadores têm conhecimento. Decidi fazer um compilado sobre algumas curiosidades sobre a Cachaça que talvez você não saiba.

aça 400 anos de história
Alambique Antigo

1 – Cachaça, o destilado com mais de 400 anos de história.

De certa forma podemos dizer que a história da Cachaça acompanha a história do próprio Brasil. Alguns relatos abordam que seu surgimento foi ainda no período colonial e foi “descoberta” pelos escravos, no período do ciclo do açúcar.

Curioso citar que o processo de descoberta da Cachaça ocorria somente quando as fabricações das rapaduras davam errado. Pois é, a Cachaça foi um “acidente”, por incrível que pareça.

No processo de fabricação das rapaduras, moía-se a cana de açúcar, fervia-se a garapa e deixava-se esfriar em formas, de forma que ficasse somente o extrato que era usado para adoçar as bebidas, como café, sucos entre outras. Porém uma vez ou outra, esse processo dava errado, o caldo fermentava e tinha que ser jogado fora, pois não era aproveitado para adoçar.

Por sua vez esse caldo esverdeado e escuro era chamado pelos escravos de cagaça, remetendo a algo que se dava errado. Entretanto era consumido por alguns escravos, que após beber, trabalhavam com uma certa euforia e contentamento, fazendo até com que o trabalho rendesse mais.

Bem, essa é uma história ou estoria que recebemos ao longo dos anos e é a mais veiculada por historiadores até a hoje.

Clique aqui e acompanhe toda origem e a história do destilado 100% Brasileiro.

Cachaça exportação brasil mundo
Espalhando a cultura Cachaceira

2 – A Cachaça do Brasil é consumida no mundo todo

O destilado nacional é apreciado em todo país e a maioria da produção é consumida por aqui mesmo. Os aproximadamente 10 milhões de litros exportados, pouco mais de 60% ficam nos copos de apenas 5 países.

Temos um demonstrativo das exportações da Cachaça e os EUA estão no topo do ranking com 18% na participação total das exportações, seguido de 17% dos Alemães, Paraguai com 12%, França com 7,2% e Portugal com 6,7%.

Para mais dados sobre exportação e consumo da Cachaça no mundo clique aqui e se informe.

Apelidos Cachaça envelhecida prata

3 – Cachaça, pinga, abrideira, café branco…

A Cachaça tem inúmeros apelidos e cada região do país onde se vai é chamada por um nome carinhosamente dado pelos apreciadores. Alguns nomes são engraçados, outros curiosos e uns até duvidosos. Fizemos uma lista que conta com 400 apelidos de A a Z. clique aqui e veja a lista e guarde alguns para a próxima vez que for pedir uma Cachacinha.

Cachaça e Rum.jpg

4 – O primo da Cachaça, o RUM

A Cachaça, ja foi considera rum brasileiro, entretanto em 1994 a Cachaça foi reconhecida e protegida através do decreto de lei Nº 8.918 portanto, o nome OFICIAL é CACHAÇA.
Apesar de ambas terem semelhanças, elas possuem características especificas que são cruciais para classificar como bebidas diferentes. A Cachaça é produzida através do caldo fresco da cana-de-açúcar e fermentado  e o rum é feito através do melaço, o caldo cozido da cana.

5 – Publicidade  da Cachaça com Famosos

Algumas marcas de Cachaça resolveram usar grandes ícones do show business como embaixadores da Cachaça em um patamar de nível internacional. No comercial abaixo,  o protagonista é John Travolta, símbolo americano, fazendo hábitos da cultura dos brasileiros, e finaliza com um bordão, como se a Cachaça Ypióca tivesse “abrasileirando” o John.

Um dos nomes mais importantes do Hip-Hop que costuma ostentar glamour, carros, joias e bebidas de alto valor em seus vídeo-clipes, o rapper americano Snopp Dogg participou de uma produção da Cachaça Cuca Fresca, onde mostra que a Cachaça com alta qualidade e valor agregado.

Primeira Cachaça Monjopina

6 –  A Primeira Cachaça Registrada

Em 1756, a Cachaça Monjopina foi a primeira bebida destilada de cana do Brasil a receber um rótulo e ser comercializada lacrada, seguindo as normas da época. Além de tudo, a empresa teve participação na contribuição de impostos e seu seguimento foi um dos gêneros que mais contribuíram com contribuições financeiras voltadas para a reconstrução de Lisboa, destruída no grande terremoto de 1755.

Curtiu?

Só aqui na Cachaçaria você fica sabendo dos mínimos detalhes do incrível universo da Cachaça.

Ajude-nos compartilhando com os amigos essas informações e nos seguindo em nossas redes sociais. Dê a sua opinião nos comentários abaixo e ajude a espalhar a Cultura Cachaceira para o Brasil e pelo mundo também!

facebook           instagram        twitter       youtub-e

2 comentários em “6 Curiosidades sobre Cachaça que talvez você não saiba.

  1. Rafael eu sou a produtora da cachaça Bento Velho uma cachaça absolutamente artesanal,que você conhece.A minha cachaça é fabricada em alambique de FORNALHA abastecido com o bagaço seco da cana,fermentaçaõ natural sem qualquer tipo de inoculaçaõ,feita com o milho que eu mesma produzo orgânicamente. Tem coisa melhor?

    Curtir

    • Olá Maria, parabéns pelo trabalho e sua dedicação, manter um alambique organico é muito dificil, mas acredito que seja bem satisfatório. Temos dela aqui na Cachaçaria Nacional para venda… realmente é uma cachaça excepcional, a tradição do produto artesanal não tem igual.
      Um brinde e forte abraçooo !
      Vamos espalhara a cultura Cachaceira por todo Brasil… e pelo mundo também.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: