6 Curiosidades sobre Cachaça que talvez você não saiba

6 Curiosidades sobre Cachaça que talvez você não saiba

Tempo de leitura: 4 minutos

Motivo de orgulho brasileiro e ingrediente da  Caipirinha, o drink  mais famoso do mundo,  a Cachaça é uma das maiores descobertas do Brasil e atingiu um nível fantástico de aceitação em todo mundo.
A segunda bebida mais consumida no país, perde apenas para a cerveja, tem uma grande importância cultural, turística e econômica. O circuito produtivo e turístico da Cachaça movimenta milhões de reais anualmente e concede emprego para diversas famílias.

Apesar de ser o destilado mais consumido no país, ainda existem fatos desconhecidos até mesmo para os apreciadores. Decidi fazer um compilado de curiosidades sobre a Cachaça que talvez você não saiba.

Imagem da internet (sem fonte)

1 – Cachaça, o destilado com mais de 400 anos de história.

De certa forma podemos dizer que a história desse destilado acompanha a história do próprio Brasil. Há relatos de que seu surgimento foi no período colonial e foi “descoberta” pelos escravos, no do ciclo do açúcar.

Curioso citar que o processo de produção da Cachaça ocorria somente quando as fabricações das rapaduras davam errado. Pois é, a Cachaça foi um “acidente”, por incrível que pareça.

No processo de fabricação das rapaduras, moía-se a cana de açúcar, fervia-se a garapa e deixava-se esfriar em formas. Dessa forma restava somente o extrato que era usado para adoçar as bebidas, como café, etc. Porém uma vez ou outra, esse processo dava errado, o caldo fermentava e tinha que ser jogado fora.

Esse caldo esverdeado e escuro era chamado pelos escravos de cagaça, remetendo a algo que dava errado. Entretanto, era consumido por alguns escravos, que após beber, trabalhavam com euforia e contentamento, fazendo até com que o trabalho rendesse mais.

Bem, essa é uma história ou estoria que recebemos ao longo dos anos e é a mais veiculada por historiadores até a hoje.

Clique aqui e acompanhe toda origem e a história do destilado 100% Brasileiro.

2 – A Cachaça do Brasil é consumida no mundo todo

O destilado nacional é apreciado em todo país e a maioria da produção é consumida por aqui mesmo. Os aproximadamente 10 milhões de litros exportados, pouco mais de 60% ficam nos copos de apenas 5 países.

Temos um demonstrativo das exportações da Cachaça e os EUA estão no topo do ranking com 18% na participação total das exportações, seguido de 17% dos Alemães, Paraguai com 12%, França com 7,2% e Portugal com 6,7%.

Para mais dados sobre exportação e consumo da Cachaça no mundo clique aqui e se informe.

3 – Cachaça, pinga, abrideira, café branco…

Cachaça tem inúmeros apelidos, em cada região do país é chamada por um nome carinhosamente dado pelos apreciadores. Alguns nomes são engraçados, outros curiosos e uns até duvidosos. Fizemos uma lista que conta com 400 apelidos de A a Z. clique aqui e veja a lista e guarde alguns para a próxima vez que for pedir uma Cachacinha.

 

4 – O primo da Cachaça, o RUM

Nosso destilado já foi considerado rum brasileiro, entretanto em 1994, foi reconhecido e protegido através do decreto de lei Nº 8.918 portanto, o nome OFICIAL é CACHAÇA.
Apesar de ambas terem semelhanças, elas possuem características especificas que são cruciais para classificar como bebidas diferentes. A Cachaça é produzida através do caldo fresco da cana-de-açúcar e fermentado  e o rum é feito através do melaço, o caldo cozido da cana.

5 – Publicidade  da Cachaça com Famosos

Algumas marcas de Cachaça resolveram usar grandes ícones do show business como embaixadores do destilado em um patamar de nível internacional. No comercial abaixo,  o protagonista é John Travolta, símbolo americano, fazendo hábitos da cultura dos brasileiros, e finaliza com um bordão, como se a Cachaça Ypióca tivesse “abrasileirando” o John.

Um dos nomes mais importantes do Hip-Hop que costuma ostentar glamour, carros, joias e bebidas de alto valor em seus vídeo-clipes, o rapper americano Snopp Dogg participou de uma produção da Cachaça Cuca Fresca, onde mostra que nosso destilado tem muita qualidade e valor agregado.

Primeira Cachaça Monjopina

6 –  A Primeira Cachaça Registrada

Em 1756, a Monjopina foi o primeiro destilado de cana do Brasil a receber um rótulo e ser comercializada lacrada. A empresa participou na contribuição de impostos e seu seguimento esteve entre os que mais contribuíram financeiramente para a reconstrução de Lisboa. Que foi destruída no grande terremoto de 1755.

Curtiu?

Só aqui na Cachaçaria você fica sabendo dos mínimos detalhes do incrível universo da Cachaça.

Ajude-nos compartilhando com os amigos essas informações e nos seguindo em nossas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e ajude a espalhar a Cultura Cachaceira para o Brasil e pelo mundo também!

facebook           instagram        Twitter       youtub-e