Colecionador de Cachaças projeta memorial com alambique

Colecionador de Cachaças projeta memorial com alambique

Tempo de leitura: 5 minutos

De Apreciador à Colecionador

Se você Coleciona Cachaça, com toda certeza, já pensou em mostrar suas preciosidades para todo mundo. Ainda mais para as pessoas que apreciam um bom destilado nacional.  Algumas pessoas aí já não têm onde mais colocar suas Cachaças, deveriam até abrir um museu/memorial da Cachaça.

Esse foi o pensamento do empresário Dakson Aquino, que começou com algumas unidades em pequenas estantes dentro de sua própria casa, e hoje reúne mais de 3600 exemplares de rótulos, chegando a ultrapassar o número de rótulos disponíveis na Cachaçaria Nacional, o maior ecommerce de Cachaças do Brasil, que chega perto dos 2 mil rótulos. Todavia o foco do empresário não é de comercializa-las e sim divulgar a história e tradição da Cachaça, o destilado brasileiro.

colecionador cachaça caleção de cachaça assinantes clube cn
Arquivo Pessoal de Dakson Akino
HONORIO BARBOSA

Porém com o tempo as estantes de Dakson foram ficando cheias e sua casa ficou pequena. Em conjunto com sua esposa Wandernaid, resolveram construir um espaço dedicado para as Cachaças ao lado de sua casa. O local possui uma belíssima estrutura e ainda conta com um pequeno alambique de cobre para a produção artesanal de sua própria Cachaça.

colecionador cachaça caleção de cachaça assinantes clube cnTudo feito artesanalmente

Assim como as Cachaças Artesanais que coleciona, Dakson construiu com as próprias mãos, o local onde serão abrigadas mais de 3,5 mil garrafas. Ele montou as estantes para exposição, preparou o ambiente com luz de leds, balcões, mesas para degustação e som. Montou também as estantes de venda da sua produção e algumas cachaças repetidas. O local ficou muito bonito, com uma estrutura bem moderna, amplo e bem arejado.

O intuito do projeto não é abrir para o grande público. A Cachaçaria como é conhecida pelos locais de Várzea Alegre, estará acessível para pessoas que admiram e conhecem a Cachaça ou aqueles que querem conhecer a história do maior destilado do país. Entretanto, as visitas serão feitas apenas por propaganda boca-a-boca, amigos de amigos, parentes, estudantes e especialistas. Lembrando que devem ser agendadas previamente direto com Dakson.

Assim como a Cultura Cachaceira da CN e o ClubeCN, o intuito de Dakson é que a Cachaça tenha seu valor reconhecido, eliminando a ideia de que cachaça é um produto de baixa qualidade e consumido por pessoas de baixa renda. Segundo ele, a Cachaça “É um produto nobre, que pode ter qualidade melhor do que whisky e o nome Cachaça, por lei, é exclusivo do Brasil e sua fabricação deve obedecer vários requisitos legais”

É engraçado perceber que todos os amantes de Cachaças começam a colecionar mais ou menos de um jeito parecido. Presenteado por um amigo, acaba tomando gosto pela bebida e segue com a ideia, trocando informações, tendo novas experiências e seguindo a tradição. Assim como Dakson diversas pessoas colecionam cachaças.

colecionador cachaça caleção de cachaça assinantes clube cn

colecionador cachaça caleção de cachaça assinantes clube cn

cachacas premiadas colecao clubecn
Coleção de Cachaças Premiadas de Éderson Safra Melo

colecionador cachaça caleção de cachaça assinantes clube cn

O que essas pessoas tem em comum?  São assinantes do ClubeCN, o maior clube de assinatura de amantes de Cachaça do Brasil onde já passaram mais de 1500 associados e que possui diversas vantagens na aquisição de Cachaças de todo o Brasil e ótima fonte para obter informações sobre as melhores produções do nosso país. Se você é um assinante do ClubeCN, faça parte do Grupo Fechado EXCLUSIVO para associados do clube. Clique no botão abaixo para solicitar a sua entrada.

O acervo

O casal Dakson e Wandernaid começou sua coleção no ano de 1998 e demonstram muito zelo e gosto para conservar as prateleiras sempre limpas e organizadas.

Eles possuem o destilado brasileiro, a Cachaça, entretanto, a coleção também reúne algumas produções de destilados fabricados no Paraguai, Venezuela, Uruguai e Portugal. A unidade mais antiga em sua coleção é uma aguardente datada de 1945, nomeada de “Tentadora”. No rótulo informa que foi produzida na Fazenda Santa Terezinha na cidade de Altos no interior do Piauí.

O acervo tem algumas unidades raras, como por exemplo a Caninha ‘Pelé’ que foi fabricada no interior de São Paulo na cidade de Sorocaba. Há boatos que no Brasil existem apenas 6 exemplares desta Cachaça.

colecionador cachaça caleção de cachaça assinantes clube cn

A ideia de Dakson me lembrou também a iniciativa do Museu da Cachaça da Cachaça Vale Verde que também possui uma unidade dessa Caninha ‘Pelé’. O museu foi criado no final da década de 80 inicio de 90, hoje com mais de 25 anos de existência o acervo do Empresário/Produtor de Cachaças Luiz Otávio Possas Gonçalves possui mais de 2500 exemplares diferentes.

Dentre elas a Cachaça Chipanzé que é datada de 1935, e foi considerada uma das mais antigas do país. Este Museu ainda conta com alguns modelos de alambiques de cerâmica e de pedra sabão, enchedora de garrafa, tampadora, engenho manual, picadora de cana, dentre outras peças utilizadas na produção da cachaça.

Caso você esteja em Varzea Alegre e queira visitar o memorial de Dakson, você pode entrar em contato com ele através do telefone: (88) 3541-1642

Compartilhe com os amigos e siga nossas redes sociais. Dê a sua opinião nos comentários abaixo e ajude-nos  a espelhar a Cultura Cachaceira para o Brasil e pelo mundo também!

Facebook           instagram        Twitter       youtub-e