Cachaça Velho Alambique: Seleção Abril/18 do Clube CN

Tempo de leitura: 4 minutos

Fui até a cidade de Santa Tereza no Rio Grande do Sul, que tem aproximadamente 1800 pessoas, para visitar o alambique da Cachaça Velho Alambique e conhecer Ivandro Remus e sua família. O município está localizado cerca de 160km da capital Porto Alegre e tem uma tradição de mais de 100 anos na produção do nosso querido destilado.

A região possui alguns alambiques familiares e pequenos produtores, mas a Cachaçaria Velho Alambique chegou em 2003 já com o projeto do lançamento da marca e buscando atingir o melhor desempenho possível.

envelhecimento cachaça velho alambique produção visita

A família Remus deu continuidade a cultura local de mais de 100 anos de tradição, elaborando as cachaças, Velho Alambique, A Locomotiva e Cenário.

A cachaçaria possui canaviais próprios, a colheita é realizada quando a cana atinge o ponto ideal de maturação. O plantio é totalmente sustentável, certificado com o selo “Produto Orgânico do Brasil” de uma entidade participativa e fiscalizada pelo núcleo Serra da ECO VIDA!

Ter esse selo significa poder dar garantia ao consumidor que nenhum tipo de aditivo químico foi utilizado em todo o processo, do cultivo à colheita, além de ser uma comprovação da bandeira e filosofia ‘verde’ da direção da Cachaça Velho Alambique.

Após a colheita manual, a moagem é feita no mesmo dia para que o caldo seja extraído o mais rápido possível. Esta ação é essencial para alcançar um líquido de qualidade. A proposta da família é elaborar cachaças que unam técnicas tradicionais com toques modernos de produção, com foco em bebidas artesanais.

envelhecimento cachaça velho alambique produção visitaToda essa preocupação com a qualidade dos seus produtos, a cachaçaria já alcançou importantes reconhecimentos em concursos nacionais e internacionais. A Cachaça Velho Alambique já faturou a medalha de prata na 10ª edição brasileira do Concurso Mundial de Destilados de Bruxelas em 2013. Entre as avaliações brasileiras, foi eleita a terceira melhor na categoria “Top 10 Envelhecidas” em 2011, durante a Expocachaça, além de receber, na mesma competição, duas medalhas de prata em 2012, e uma medalha de prata e duas de bronze em 2013. Na Expointer 2014 – Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários -, a VELHO ALAMBIQUE ENVELHECIDA e a BRANCA conquistaram medalha de prata e as brancas conquistaram a 2ª colocação na Expointer.

Na seleção de Abril de 2018 os assinantes recebem  as Cachaças Velho Alambique Amburana e a Velho Alambique Blend.

O blend é feito de cachaças envelhecidas até 2 anos em Carvalho, Grápia e Angico.  Uma cachaça bem amadeira e com um intenso sabor no paladar, possui uma alta complexidade de aromas e sabores. Devido a essas características ela faturou em 2016 a medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas.

A outra Cachaça que os sócios do ClubeCN receberão é envelhecida por 1 ano em barris de amburana com tosta especial, uma madeira brasileira da família das cerejeiras. A bebida adquiriu uma cor dourada bem intensa, apesar do seu pouco tempo de envelhecimento. Esta recebeu a medalha de prata no concurso mundial de Bruxelas em 2017.

envelhecimento cachaça velho alambique produção visita

Fizemos uma visita no alambique para conhecer toda maravilhosa estrutura e todo processo de produção dessa Cachaça fantástica que é a estrela do ClubeCN. Para saber um pouco mais da história da seleção do mês, veja o vídeo completo à visita ao alambique.


Eu fiz uma análise sensorial sobre a Cachaça Velho Alambique Blend, ficou curioso para saber sobre a Cachaça do Mês? Não deixe de assisitr.

Nossos parceiros da Escola da Cachaça fizeram a avaliação sensorial das seleções do mês e você confere no vídeo abaixo.
https://youtu.be/FdEuMuEQlIg

Saiba tudo sobre e assine o Clube CN. Por apenas R$ 99,90 mensais, você recebe todo mês, duas cachaças de no mínimo 500 ml + uma miniatura de 160 ml edição de colecionador com uma receita de drink diferente a cada mês e exclusividade da Cachaçaria Nacional, esses drinks são desenvolvidos pela mixologista #RoUai e ainda recebe 10% de desconto em TODOS os produtos do nosso site.

  Gostou do conteúdo ? Dê sua opinião, curta, compartilhe e ajude-nos a espalhar a Cultura Cachaceira para todo Brasil… e pelo todo mundo!

facebook           instagram        twitter       youtub-e