Entenda como funciona o envelhecimento Soleira

Tempo de leitura: 2 minutos

O processo de envelhecimento influencia diretamente na qualidade das cachaças, sendo aromática, de sabor, coloração, química e sensorial.

Cada tipo de madeira oferece uma característica própria para a Cachaça

Contudo o envelhecimento não é uma receita de bolo, devemos contar com diversas razões que podem alterar a bebida. Portanto há interferências das condições climáticas e local de armazenamento no resultado da bebida.

 

Entenda o por que de se chamar envelhecimento Soleira

Para quem não sabe o método de envelhecimento soleira é utilizado para envelhecer bebidas especialmente vinhos. O sistema soleira consiste em um conjunto de barris empilhados.

As bebidas que foram colocadas nos barris a mais tempo ficam em baixo, perto do solo. As bebidas com menos tempo no barril ficam no topo da pilha.

O nome da técnica de envelhecimento soleira vem exatamente dessa relação da proximidade dos barris empilhados com o solo. Aliás existem soleiras que empilham barris em até cinco andares. A técnica é baseada na uniformidade das bebidas. Portanto podemos dizer que além de envelhecimento é uma “espécie de blend” de bebidas envelhecidas no mesmo tipo barril.

A técnica trazida pelos espanhóis e portugueses consiste que em determinado tempo(em média de 3 em 3 anos). Afinal a bebida que foi armazenada no barril a mais tempo, o barril mais próximo do solo, é engarrafada.

Sobretudo a parte da bebida do barril que foi engarrafada é completada pela bebida do barril de cima até o final da pilha.

Veja abaixo a representação gráfica do envelhecimento soleira

envelhecimento

Portanto neste sistema de envelhecimento não há como definir ao certo a idade que a bebida foi envelhecida. Alguns produtores utilizam como base o tempo que a bebida levou do topo até o outro nível da soleira. Mas todavia não pode afirmar ao certo o tempo de envelhecimento, pois como os barris não são esvaziados completamente. Eles sempre vão conter um pouco da bebida anterior, mesmo que em poucas quantidades.

Como resultado o sistema garante uma vantagem de uniformidade na bebida, fazendo com que a bebida tenha uma padronização no sabor, coloração e aromas.

Porém por necessitar de uma grande quantidade de barril, bastante espaço, e uma manutenção ininterrupta torna todo seu processo caro e bastante delicado.

Algumas Cachaças estão utilizando o sistema de envelhecimento Soleira. A Cachaça Magnífica Reserva Soleira que é envelhecida em barris de carvalho e leva 3 anos para ser engarrafada.

As Cachaças Santo Grau Pedro Ximenes e Santo Grau 5 Botas, utilizam barris de carvalho que foram utilizados para no envelhecimento de vinho Jerez Oloroso.

facebook           instagram        twitter       youtub-e

Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo e compartilhar com os amigos e… Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!