Curiosidades

Entenda como funciona o envelhecimento Soleira

O processo de envelhecimento influencia diretamente na qualidade das cachaças, sendo aromática, de sabor, coloração, química e sensorial. Cada tipo de madeira oferece uma característica própria para a Cachaça, mas não é uma receita de bolo, ainda devemos contar com diversas razões que podem alterar a bebida, as condições de clima e local de armazenamento agem diretamente para o resultado do envelhecimento da bebida.

Envelhecimento-solera

Para quem não sabe o método de soleira é utilizado para envelhecer bebidas especialmente vinhos. O sistema de envelhecimento soleira consiste em um conjunto de barris empilhados, as bebidas com que foram colocadas nos barris a mais tempo ficam em baixo, perto do solo, e as bebidas com menos tempo no barril ficam no topo da pilha. O nome da técnica Soleira vem exatamente dessa relação da proximidade dos barris empilhados com o solo, existem soleiras que empilham barris em até cinco andares.

A técnica é baseada na uniformidade das bebidas, podemos dizer que além de envelhecimento é uma “espécie de blend” de bebidas envelhecidas no mesmo tipo barril. A técnica trazida pelos espanhóis e portugueses consiste que em determinado tempo(em média de 3 em 3 anos) bebida que foi armazenada no barril a mais tempo, aquele barril mais próximo do solo, é engarrafada. Logo a parte da bebida do barril que foi engarrafada é completada pela bebida do barril de cima até o final da pilha.

Esquema-de-Envelhecimento-Soleira.png

Neste sistema de envelhecimento não há como definir ao certo a idade que a bebida foi envelhecida. Alguns produtores utilizam como base o tempo que a bebida levou para sair do topo até o nível da soleira. Mas não pode-se afirmar ao certo pois como os barris não são esvaziados completamente sempre vão conter um pouco da bebida anterior, mesmo que em poucas quantidades.

O sistema garante a vantagem da uniformidade na bebida, fazendo com que a bebida tenha uma padronização no sabor, porém por necessitar de uma grande quantidade de barril, bastante espaço, e uma manutenção ininterrupta torna todo seu processo caro e bastante delicado.

Barris-utilizados-para-na-Cachaça-Santo-Grau-Solera
Sistema Soleira Utilizado no Alambique Santo Grau

Algumas Cachaças estão utilizando o sistema de envelhecimento Soleira,  Cachaça Magnífica Reserva Soleira que é envelhecida em barris comuns de carvalho e leva 3 anos para ser engarrafada, as Cachaças Santo Grau Pedro Ximenes e Santo Grau 5 Botas, utilizam barris de carvalho que foram utilizados para no envelhecimento de vinho Jerez Oloroso.

facebook           instagram        twitter       youtub-e

Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo e compartilhar com os amigos e… Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

7 comentários em “Entenda como funciona o envelhecimento Soleira

  1. Ivan Harter

    Parabens Rafael pelo seu escelente trabalho em transmitir a nos leigos um pouco do seu conhecimento sobre esse mundo maravilhoso que e a cachaça, apreciar o que e bom e saber degustar e uma arte. forte abraco.

    Curtir

  2. pode-se colocar lascas de madeira de carvalho dentro dos barris para apurar e encorpar a bebida/curtimento ?????

    Curtir

    • Olá Jorge, esse processo é chamado de infusão, entretanto é um processo que não funciona da mesma maneira que o envelhecimento.
      Obrigado por nos acompanhar, um brinde e abraços !

      Curtir

  3. antonio carlos

    Muito boa a explanação. Parabéns pela iniciativa.

    Curtir

  4. Luiz Araújo

    Tomo cachaça a mais de tinta anos e sei bem como isso funciona pois aprecio uma boa cachaça! Esta sertissimo pode se conhecer o envelhecimento por vários fatores um dele é a oleosidade da bebida a cachaça madura ela é leve a envelhecida e dença. E oleosa ela parece que transpira algumas parecem que deixa
    O aroma na boca da gente

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: