5 dicas para aprimorar sua degustação de Cachaça.

5 dicas para aprimorar sua degustação de Cachaça.

Tempo de leitura: 5 minutos

Degustada em cada canto do país, a Cachaça também ganhou diversos apelidos por onde passa, aliás clique aqui e veja a lista com cerca de 400. Cada região carinhosamente escolheu um nome, com sua característica cultural. Neste post vou dar algumas dicas de como aprimorar sua experiência em degustar Cachaças. Vamos lá pegue papel e caneta e anote as dicas para degustar Cachaça que você não pode perder.

1. Poupe para gastar com sua “Expedição da Cachaça”

Para aprender/entender mais sobre Cachaça, é necessário que você faça novas descobertas. Assim, você deve sempre experimentar Cachaças novas/diferentes das que você já está acostumado a degustar. Não é necessário se desfazer daquela queridinha, apenas abrir o leque de opções. A Cultura Cachaceira se baseia na descoberta de novas experiências. Não basta tomar a Cachaça, acima de tudo você precisa descobri-la, saborear e variar.

Sobretudo se você consumir sempre as mesmas Cachaças ou envelhecidas na mesma madeira. Você terá como resultado suas experiências gustativas e sensoriais  estagnadas. Consequentemente seu paladar irá perder a oportunidade de conhecer novos sabores.

Portanto há uma infinidade de tipos de Cachaças, tipos de cana-de-açúcar, tempo de envelhecimento em madeiras diferentes, tostas dos barris, forma de se produzir Cachaças diversas. Por isso, recomendamos que você economize e faça uma reserva para investir em Cachaças de diferentes rótulos e madeiras. Dê a si mesmo a oportunidade de enriquecer seu paladar, sua biblioteca sensorial e provar algo inteiramente novo a cada semana.

2. Deguste mais de um tipo de Cachaça

O aprendizado se baseia em métodos comparativos, e o ser humano interpreta de maneira mais clara com essas comparações. Dessa forma, quando o assunto é Cachaça seguimos o mesmo padrão. Pois inegavelmente, há vantagem de estar no ramo da Cachaça é que temos muito mais oportunidades de degustar e comparar diversos tipos de Cachaças simultaneamente.

Para você enriquecer sua biblioteca sensorial, recomendo que você deguste duas ou mais Cachaças ao mesmo tempo, comparando-as e avaliando. Finalmente não precisa se preocupar em relação à ter mais de uma Cachaça aberta, basta seguir as Dicas Chave Para Conservar sua Cachaça Após Aberta. Por fim, você conseguirá fazer descobertas e formar seu paladar, descobrindo qual tipo, estilo de Cachaça mais lhe agrada.

3. A pressa é inimiga da perfeição e da degustação.

Geralmente quando tomamos um medicamento, engolimos rapidamente para não sentirmos o gosto do remédio. Ao fazer isso com a Cachaça, te garanto que você não irá prová-la ou sequer entender algo sobre ela. Para descobrir tudo sobre a Cachaça, você precisa mantê-la em sua boca, apurando seu paladar, por no mínimo 3 a 4 segundos. Assim, conseguirá sentir todos os gostos: doce, azedo, salgado, amargo, adstringente, dentre outros.

Além de que dessa forma, o segundo gole irá te trazer as sensações mais apuradas, sem contar que descerá bem mais macio, pois seu corpo entende o sabor alcoólico da bebida e “adapta” para que você sinta as outras sensações.

4. Anote sobre as Cachaças que degustou

Emfim devido a enorme quantidade de rótulos disponíveis, se torna difícil lembrar todas as cachaças degustadas. Principalmente depois de um dia com muitas degustações, por isso recomendo que anote em uma agenda, caderno ou até mesmo no celular quais Cachaças você já degustou. É importante também fazer as anotações sobre a Cachaça, qualidade visual, sabor, aromas.

Com o tempo você conseguirá compará-las, “essa é mais acida”, “essa é mais forte”, “essa é muito amadeirada”. Essas anotações são indispensáveis para registrar as características da Cachaça e classificá-las no seu ranking de melhor. Por fim, para saber mais sobre degustação de Cachaças Clique aqui e veja 9 Dicas de como identificar uma Cachaça de Boa qualidade, além disso você também pode ver Os hábitos para melhorar a sua degustação de Cachaça clicando aqui.

5. Degustar Cachaça com outras pessoas

Você pode treinar tênis contra uma parede, mas é indiscutivelmente melhor com outra pessoa. A degustação de Cachaças segue a mesma linha, principalmente se sua companhia tiver mais de experiência do que você, ou inverso, isso vai ajudar a melhorar suas habilidades de degustação, pois há possibilidade da outra pessoa perceber um sabor/aroma que você não havia percebido.

Afinal cada pessoa tem uma percepção diferente em uma degustação de Cachaças. Logo, deguste com outras pessoas, vai abrir a sua mente para sabores que você poderia não ter experimentado ou descoberto sozinho. Consequentemente sem contar que degustar acompanhado, sempre rende uma boa prosa!

Quer saber mais sobre degustação?  Estou com fazendo uma série de degustações de 365 Cachaças, uma por dia, durante todo ano de 2018. Abaixo você pode acompanhar pelo Youtube os videos das Avaliações de cada uma dessas Cachaças degustada.

Baixe agora sua ficha sensorial e roda de aromas clicando aqui!
Com este material você aprende a identificar todas as características de suas Cachaças preferidas.

 


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça