CN dicas Curiosidades

5 dicas para aprimorar sua degustação de Cachaça.

Degustada em cada canto do país, a Cachaça ganhou diversos apelidos por onde passa, clique aqui e veja a lista com cerca de 400. Cada região carinhosamente escolheu um nome, com sua característica cultural. Neste post vou dar algumas dicas de como aprimorar sua experiência em degustar Cachaças. Vamos lá pegue papel e caneta e vamos anotando.

poupe.jpg

1. Poupe para gastar com sua “Expedição da Cachaça”

Para você aprender/entender mais sobre Cachaça, é necessário que você faça novas descobertas. Você deve sempre experimentar Cachaças novas/diferentes das que você já está acostumado a degustar. É claro que não á pra você desfazer daquela que você considera a queridinha. A Cultura Cachaceira se baseia na descoberta por novas experiências. Não basta só você tomar Cachaça, você tem que descobri-la, saborear e variar. Se você sempre beber as mesmas Cachaças ou envelhecidas na mesma madeira, suas experiencias gustativas e sensoriais permaneceram estagnadas. Fazendo com que você não dê oportunidade de seu paladar conhecer novos sabores. Há uma infinidade de tipos de Cachaças, tipos de cana-de-açúcar, tempos de envelhecimento em madeiras diferentes, tostas dos barris,forma de se produzir Cachaças diversas. Por isso é necessário que você reserve uma certa quantidade de para você gastar com Cachaça de diferentes rótulos e madeiras. Dê a si mesmo a oportunidade de enriquecer seu paladar, sua biblioteca sensorial e provar algo inteiramente novo a cada semana.

Cachaça Branca e envelhecida

2. Deguste mais de um tipo de Cachaça

O aprendizado se baseia em métodos comparativos, e o ser humano interpreta de maneira mais clara com essas comparações. Com a Cachaça não se foge muito deste padrão. A vantagem de estar no ramo da Cachaça é que temos muito mais oportunidade de degustar e comparar diversos tipos de Cachaça simultaneamente. Para você enriquecer sua biblioteca sensorial, recomendo que você deguste duas ou mais Cachaças ao mesmo tempo, comparando-as e avaliando.
Você pode ficar despreocupado com relação a ter mais de uma Cachaça aberta, basta apenas seguir as Dicas Chave Para Conservar sua Cachaça Após Aberta. Você vai conseguir fazer descobertas e formar seu paladar, descobrindo qual tipo, estilo de Cachaça mais lhe agrada.

06.png

3. A pressa é inimiga da perfeição e da degustação.

Geralmente quando tomamos um medicamento, engolimos rapidamente para não sentirmos o gosto do remédio. Se você fizer isso com a Cachaça, te garanto que você não vai prová-la ou sequer entender algo sobre ela. Para descobrir tudo sobre ela, você tem que mantê-la em sua boca, apurando seu paladar, por no mínimo 3 a 4 segundos. Só assim sentirá os gostos de doce, azedo, salgado, amargo, adstringente, dentre outros e vai registrá-los. O segundo gole vai te trazer as sensações mais apuradas, sem contar que descerá bem mais macia, pois seu corpo entende o sabor alcoólico da bebida e “acostuma” para que você sinta as outras sensações.

anote.png

4. Anote sobre as Cachaças que degustou

Por temos bastantes rótulos disponíveis, fica meio difícil de lembrar, todas as que você degustou. Ainda mais depois de um dia com muitas degustações, por isso recomendo que anote em uma agenda, caderno ou até mesmo no celular quais Cachaças você já degustou. É importante também fazer as anotações sobre a Cachaça, qualidade visual, sabor, aromas, com o tempo você fará a comparação delas, “essa é mais acida”, “essa é mais forte”, “essa é muito amadeirada”. O importante dessas anotações é para você lembrar das características da Cachaça e classifica-las no seu ranking de melhor ou pior. Quer saber mais sobre degustação de Cachaças? Clique aqui e veja 9 Dicas de como identificar uma Cachaça de Boa qualidade, e você também pode ver Os hábitos para melhorar a sua degustação de Cachaça clicando aqui.

BRINDE-2

5. Deguste Cachaças com outras pessoas

Você pode treinar tênis contra uma parede, mas é indiscutivelmente melhor com outra pessoa. Degustar Cachaça vai no mesmo método, principalmente se sua companhia tiver mais de experiência do que você, ou inverso, isso vai ajudar a melhorar suas habilidades de degustação, pois há possibilidade da outra pessoa perceber um sabor/aroma que você não havia percebido. Todos temos percepções diferentes e também pontos fortes e fracos quando vamos degustar Cachaça. Degustar com outros vai abrir a sua mente para sabores que você não poderia ter experimentado ou descoberto sozinho. Sem contar que degustar acompanhado, sempre rende uma boa prosa!

 

Quer saber mais sobre degustação?  Estou com fazendo uma série de degustações de 365 Cachaças, uma por dia, durante todo ano de 2018. Abaixo você pode acompanhar pelo Youtube os videos das Avaliações de cada uma dessas Cachaças degustada.

Baixe agora sua ficha sensorial e roda de aromas clicando aqui!
Com este material você aprende a identificar todas as características de suas Cachaças preferidas.

facebook           instagram        twitter       youtub-e

Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo e compartilhar com os amigos e… Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

0 comentário em “5 dicas para aprimorar sua degustação de Cachaça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: