Dicas de harmonização de pratos com Cachaça

Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente é muito comum ouvir as pessoas falando em harmonização, principalmente de pratos e sobremesas com cervejas e vinhos. Mas como um bom amante da Cachaça, neste post vou te mostrar que também possível harmonizar Cachaça.

Primeiramente é preciso entender que harmonizar é equilibrar, igualar, conformar, combinar ou adequar.

Acompanhar a Cachaça com um “tira gosto”, por exemplo, já é um hábito muito comum. O torresmo e a pururuca são famosos por sempre estarem presentes nas mesas de bares, em reuniões de amigos e em festas de família, certamente seria estranho vê-los presentes em um jantar romântico ou um almoço de negócio.

Por isso, separei algumas dicas de pratos que melhor combinam com cada situação.

Mas antes você precisa saber como identificar uma Cachaça de qualidade, recomendo que você leia o artigo: 9 Dicas de como identificar uma Cachaça de qualidade, acesse clicando aqui.

A Harmonização certa para cada tipo de Cachaça

As Cachaças puras possuem uma complexidade sensorial menor em relação as envelhecidas. Devido a isso, indico o consumo com pratos mais leves como peixes, carnes brancas, queijos leves e até mesmo torresmo. Recomendo fortemente que a Cachaça branca esteja gelada para harmonizar. Assim você terá a oportunidade de desfrutar de um prato em que o sabor irá sobressair ao da Cachaça.

Cachaças Brancas

Para quem não sabe, as Cachaças puras/brancas são aquelas que descansaram em inox e não passaram pelo processo de envelhecimento em madeira. Devido a este processo a cachaça não adquire nenhum sabor ou aroma extra, valorizando o gosto e aroma da cana-de-açúcar. Podendo ser harmonizada com os seguintes pratos:

  • Crepes com recheios leves, frutos do mar, carnes brancas;
  •  Filés de Tilápia, bacalhau, salmão;
  •  Bolinhos de bacalhau, mandioca e feijão;
  •  Torradas com patê;
  •  Queijos brancos;

Uma bela barca de comida japonesa também cai muito bem acompanhada de uma cachacinha. Temakis, sashimis, tortilhas entre outros.

Cachaças Envelhecidas

Já as Cachaças envelhecidas possuem uma complexidade sensorial incrível e a harmonização sai melhor com alimentos mais calóricos e carnes vermelhas.

As Cachaças envelhecidas, também conhecidas como “amarelinha” são Cachaças puras que passam pelo processo de envelhecimento, seja em barris ou dornas. Entretanto nem todas cachaças envelhecidas são amarelas, algumas madeiras são consideradas neutras e quase não passam cor, aromas e sabores para a bebida. O processo de envelhecimento faz com que a Cachaça adquira propriedades sensoriais aromas e gostos a bebida.

Por isso, algumas cachaças podem vir a ter um maior nível de acidez, o sabor mais marcante, fazendo com que se torne perfeito a harmonização com pratos com sabores mais fortes, alimentos mais gordurosos sem que a Cachaça seja dominada pelo sabor do prato.

As Cachaças envelhecidas são aquelas que passam por um processo de armazenagem em barril ou dorna, as Premium ficam de 1 a 3 anos em contato com a madeira, já as Extra-Premium são aquelas que permanecem em contato com a madeira superior a 3 anos. Recomendo que seja degustada em temperatura ambiente para melhor equilibrar com os pratos seguintes:

  • Churrascos, Grelhados, fígado acebolado com jiló;
  •  Carnes de Cordeiro;
  •  Feijoadas;
  •  Mandioca frita e frango a passarinho;
  •  Fondue de carne.

1001 possibilidades de Harmonização

Observando as características das Cachaças e usando o bom senso é possível também harmonizar com doces, saladas, sorvetes, outras bebidas e até mesmo utilizar a Cachaça como ingrediente na culinária, como vocês podem ver na categoria Receitas.

Aquelas Cachaças envelhecidas em amburana, possuem um aroma adocicado e notas de canela são perfeitas para harmonizar com sobremesas, petit gateau, sorvetes, saladas de frutas.

As Cachaças Extra-Premium são adequadas para consumir com cafés e chás em geral.

Combinam muito bem fondue de queijo com as cachaças envelhecidas em grápia e as Cachaças em Carvalho.

Para harmonizar não existe certo ou errado, você deve usar o bom senso, e levar em consideração a complexidade sensorial de cada Cachaça na hora de escolher qual irá acompanhar o seu prato. É válido fazer testes, experimentar e descobrir combinações, afinal, a cultura cachaceira é se permitir uma nova experiência a cada gole.


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça