Cachaça Capim Cheiroso: Seleção Fevereiro/18 do Clube CN

Tempo de leitura: 5 minutos

A simplicidade da folhagem e o cheiro gostoso da cana-de-açúcar deram origem ao nome da Cachaça que em fevereiro é a estrela do ClubeCN.

Do encontro de uma experiência de 40 anos em gestão empresarial com a paixão por uma propriedade rural de localização privilegiada em Santa Bárbara/MG, nasceu o Projeto das Cachaças Capim Cheiroso.

Orientado pelos valores – Profissionalismo, Paixão, Otimismo, Qualidade e Simplicidade – Adão Marcos, com apoio de consultoria especializada em produção de Cachaça, deu início ao Projeto em 2001 priorizando:

  • Preparação esmerada do terreno;
  • Plantio de cana especial;
  • Construção cuidadosa de instalações.

Resultando em uma Cachaça que conta com cada detalhe, meticulosamente preparada para os melhores paladares.

Após 10 anos de preparação, em maio/2011, surgiu o primeiro lote das Cachaças Capim Cheiroso.

cachaça capim cheiroso cachaça premiada selecionadas Premiações e reconhecimento

Em Abril 2016 A Cachaça Capim Cheiroso, nas variedades Caipira, Cristal e Topázio, foi certificada pelo IMA Instituto Mineiro de Agropecuária que é acreditado por Cgcre/INMETRO.

Esta certificação atesta a qualidade dos produtos e representa o mais alto grau de reconhecimento de conformidade do processo de produção da cachaça.

Em Novembro de 2015 A CACHAÇA CAPIM CHEIROSO à partir de novembro/2015, passa a ter direito de usar o Selo de Qualidade AMPAQ.

O Selo de Qualidade AMPAQ foi o primeiro selo de certificação de qualidade no Brasil. O processo de certificação é realizado de forma séria e honesta. O Selo AMPAQ se tornou referência de qualidade para consumidores, compradores e comerciantes de bebidas dentro e fora do Brasil. A certificação é realizada pela CAF – Coordenação de Auto-Fiscalização, órgão de assessoramento técnico do programa de garantia de qualidade desenvolvido pela AMPAQ que estabelece normas e condições para obtenção do direito ao uso do selo.

No Expocachaça em setembro de 2011 a categoria Dose Dupla em São Paulo, a Capim Cheiroso ficou entre as dez melhores do Brasil.

A primeira comprovação da qualidade da Capim Cheiroso foi em Agosto de 2011. Com a intenção de presentear a delegação chinesa no “ São Paulo – China Investment” a Panasia International Trade escolheu a bebida mais tradicional do Brasil, a Cachaça.

A Capim Cheiroso foi escolhida pelos organizadores do evento por ser uma cachaça de grande qualidade e pela beleza de sua garrafa.

cachaça capim cheiroso cachaça premiada selecionadas

A produção da Cachaça Capim Cheiroso obedece a um processo natural e sustentável com os resíduos utilizados a partir de sua característica. Obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, possui características sensoriais peculiares, atendendo rigorosamente aos Padrões de Identidade e Qualidade de acordo com a disposição de normas vigentes.

A cana-de-açúcar utilizada na produção é plantada no Sítio Morro da Forquilha, em Santa Bárbara – MG. A análise do solo, a seleção da variedade da cana e a colheita, obedecem critérios rigorosos na busca da melhoria do produto.

Seu plantio é feito de maneira ecologicamente correta e sem o uso de agrotóxicos. A cana colhida manualmente, sem queimadas, passa por rigorosa seleção e limpeza. Acontece num intervalo de no máximo 24 horas após a colheita. O caldo é coado e decantado para a eliminação de sujidades e bagacílhos. Em seguida é feito a correção do teor de Brix para ser enviado ao processo de fermentação.

cachaça capim cheiroso cachaça premiada selecionadas
É feita em alambique de cobre, para garantir sua qualidade. As primeiras e as últimas partes da destilação, conhecidas respectivamente como “cabeça” e “cauda”, são eliminadas. Na destilação é aproveitada apenas o coração, a parte mais nobre da cachaça.

Processo que aprimora a qualidade sensorial das bebidas nobres. O envelhecimento é feito, por 1 ano em tonéis de Jequitibá – na variedade Cristal – por mais 1 ano em tonéis de Carvalho – na variedade Topázio e por mais 3 anos – na variedade Topázio Especial, o que torna a bebida madura e macia.

cachaça capim cheiroso cachaça premiada selecionadas

O envelhecimento em madeira tem características que facilitam a oxidação pelas trocas gasosas entre o interior e exterior, através dos poros de madeira, e consiste numa série de reações químicas ocorrida nos componentes secundários da cachaça.

As características especiais que a cachaça adquire com o envelhecimento são criadas, principalmente, pela formação dos ésteres que ocorre de maneira lenta e contínua.
As Cachaças Capim Cheiroso seguem a um padrão uniforme para a bebida produzida durante toda a safra.

O seu Padrão de Identidade e Qualidade – PIQ, atende ao paladar dos mais exigentes degustadores da bebida.

Na seleção de fevereiro de 2018 você receberá duas Cachaças, vocês assinantes terão a oportunidade de degusta-las, o kit vem com uma Cachaça Capim Cheiroso Cristal 500ml e uma Cachaça Capim Cheiroso Topázio 500ml.

Fizemos uma visita no alambique para conhecer como funciona o processo de produção e saber um pouco mais sobre a história dessa Cachaça Sensacional que é a estrela do ClubeCN no mês do carnaval.

 Não deixe de assistir! Nossos parceiros João Almeida e Leandro Dias da Escola Cachaça fizeram a análise sensorial da seleção de Fevereiro/2018 sobre as Cachaças Capim Cheiroso, falando tudo sobre as seleções de Cachaças e com dicas muito especiais de harmonização. Veja todo o vídeo abaixo!

Saiba tudo sobre e assine o Clube CN. Por apenas R$ 99,90 mensais, você recebe todo mês, duas cachaças de no mínimo 500 ml + uma miniatura de 160 ml edição de colecionador com uma receita de drink diferente a cada mês e exclusividade da Cachaçaria Nacional, e ainda recebe 10% de desconto em TODOS os produtos do nosso site.

cachaça capim cheiroso cachaça premiada selecionadas

  Gostou do conteúdo ? Dê sua opinião, curta, compartilhe e ajude-nos a espalhar a Cultura Cachaceira para todo Brasil… e pelo todo mundo!

facebook           instagram        twitter       youtub-e