Receita de Hambúrguer com Cachaça

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Se você é daqueles que adora receber os amigos em casa e adora uma boa Cachaça, esta receita foi pensada para você preparar em suas reuniões.

A ideia é mostrar que a Cachaça é democrática e resolvemos “abrasileirar” uma receita tradicional americana. O Hambúrguer. Você acha que deu certo? Continue lendo esta postagem para acompanhar o resultado.

Não sei se vocês sabem, mas a Cachaça já é usada como ingrediente na gastronomia com extremo triunfo, pois além de valorizar os sabores da receita ela fixa bem o sabor amadeirado da Cachaça, claro se você escolher uma Cachaça envelhecida. Ao expor a Cachaça a grandes temperaturas o álcool evapora e se mantem somente o sabor do destilado.

Mas afinal de contas, qual seria a melhor Cachaça para utilizar, que você terá que contar o segredo para seus amigos enquanto todos elogiam sua receita degustando o ingrediente secreto.

A fim de melhorar sua experiência, recomendo que utilize Cachaças encorpadas e bem envelhecidas em Bálsamo, confira qual utilizar clicando aqui.

Lembre-se de utilizar de preferência Cachaças Artesanais, as Cachaças de Salinas são as mais conhecidas. O Bálsamo traz características e aromas herbais, dando um toque singular no preparo da sua receita e ao flambar o seu aroma exala e torna ainda melhor a experiência de comer esse hambúrguer.

Então vamos aos ingredientes

  • 1kg de carne moída
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho esmagado
  • Orégano a gosto
  • 2 Farinha de pão francês
  • 4 colheres (sopa) de Cachaça Envelhecida
  • 1 tomate picado em tiras
  • 1 dose da mesma Cachaça para flambar
  • Alecrim e Manjericão a gosto

Modo de preparo

Esta receita serve para aproximadamente 5 pessoas.

Em uma vasilha grande coloque a carne moída, a cebola bem picadinha, o alho, sal e o orégano, a quantidade de orégano vai do seu gosto. Guarde, pois, será usado posteriormente.

Escolha outro recipiente e misture a farinha, o alecrim, manjericão, as 4 colheres de Cachaça e um ovo.

Logo em seguida misture com a carne moída até se transformar numa espécie de massa. Caso a massa fique muito úmida você pode acrescentar um pouco mais de farinha de pão para equilibrar a massa.

Hora de modelar os bifes do Hambúrguer, assim, após prepará-los adicione uma pequena pitada de farinha de trigo de cada lado.

 

Momento de fritá-los, assim, você pode usar uma grelha ou uma frigideira, adapte ao que você tem em casa.

 

Coloque o Hambúrguer no fogo por cerca de 2 minutos, dependendo do tamanho do seu hambúrguer pode variar o tempo de preparo. Após o tempo vire-o e deixe por mais 1 ou 2 minutos.
Agora é a hora de flambar, há alguns segredinhos para flambar. E caso você seja desastrado como eu, recomendo que despeje a cachaça sobre o hambúrguer, seja na grelha ou na frigideira, e acenda um fósforo para queimar a Cachaça.
Você pode também despejar a Cachaça e virar um pouco a frigideira ou grelha para que o vapor da Cachaça pegue fogo e flambe. E Voilà !

 

Agora você pode servi-lo da maneira que desejar. Decore seu hambúrguer artesanal e não esqueça de degustar uma bela Cachaça.

 

facebook           instagram        Twitter       youtub-e

Finalmente, não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir e compartilhar nosso conteúdo com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!!