Curiosidades

Copo americano que nada, é Copo Lagoinha. A história do copo mais famosos do Brasil

Copo americano já faz parte da vida de muitas pessoas, o modelo foi desenvolvido pela empresa Nadir Figueredo. Assim como a Cachaça o copo americano é extremamente democrático, servindo as pessoas a quase 70 anos em padarias, bares, restaurantes, botecos e também nas casas dos brasileiros.

Com o passar dos anos o copo se manteve presente nas mesas dos brasileiros e permaneceu com uma presença carinhosa, sendo utilizado para servir desde cafezinhos até nossa amada Cachaça.

Copo-americano2.png

Prova concreta que o copo tem sua importância histórica e cultural, muitas pessoas tatuaram em sua pele o famoso copo, camisas foram desenvolvidas com a estampas e inúmeras referencias a ele são usadas diariamente.

Tattuagem
Pessoas que marcaram na pele a importância do Copo americano

Para nós de BH não tem nada de copo americano, aqui é copo Lagoinha, vamos contextualizar, o copo, foi comercializado primeiramente em uma loja situada no bairro lagoinha, bairro conhecido pela boemia, seus bares, restaurantes e botecos. O copo se espalhou por toda capital, em padarias, restaurantes, bares e qualquer estabelecimento que tivesse copo. E era encontrado apenas nessa tal loja localizada no bairro Lagoinha.

camiseta-copo-lagoinha-masculina.jpg

O copo Lagoinha foi eleito em Belo Horizonte e pelos demais mineiros como o melhor copo do mundo para se tomar cerveja, o copo se tornou um patrimônio, inconscientemente quando servem cerveja em outro copo é meio frustrante para nós de BH, reconhece de longe e em qualquer parte do planeta o item que simboliza a cultura de um país.

O Copo Americano foi criado quando o empresário Nadir Dias de Figueiredo teve a ideia de produzir no Brasil copos de vidro, ainda nos anos 1940. Ele se inspirou em copos que naquela época eram somente produzidos nos Estados Unidos e por isso o chamou de copo americano. Contudo, o modelo de Nadir Dias de Figueiredo foi completamente desenhado e desenvolvido para os costumes brasileiros. Pode se dizer que é um ícone do Brasil e que faz parte da história do País.

Hoje existem diversos modelos do mais famoso dos copos,  o long Drink copo americano(450ml), copo americano Multiuso(190ml), Copo americano Rocks(300ml) e o Copo americano Dose(45ml). Disponível aqui na Cacharia Nacional

Copos-Americano
Esq . Long copo americano(450ml), copo americano Multiuso(190ml), copo americano Rocks(300ml) e o Copo americano Dose(45ml).

Seu desenho único é reconhecido como um dos grandes designs do Brasil. O Copo Americano foi exposto em 2009 no MOMA de Nova York como um símbolo do design Brasileiro todo mérito deve ser atribuído ao próprio empresário Nadir Figueiredo.

Curtiu nosso conteúdo ? compartilhe com os amigos e siga nossas redes sociais. Dê a sua opinião e sugestão nos comentários abaixo, você faz parte desse blog!

Continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo que acontece no universo da Cachaça.

facebook           instagram        twitter       youtub-e

4 comentários em “Copo americano que nada, é Copo Lagoinha. A história do copo mais famosos do Brasil

  1. Sou de Goiânia e tenho grandes amigos e amigas em BH. De vez em quando estou por lá. Essa historia do copo lagoinha em acho muito interessante e é sim cultura popular. Contudo, aprendi um pouco diferente, pois o termo copo lagoinha (que o mineiro pronuncia “laguinha”) teria recebido esse nome porque era o copo usado na zona, situada no bairro Lagoinha. Depois que ele se espalhou por toda B.H., o povo referia a ele como o copo da zona, ou seja, o copo lagoinha.

    Curtir

  2. José Ferreira de Lacerda

    Cabe a Nadir Figueiredo mudar o nome pra Lagoinha, ainda dá tempo. Em 20 ou trinta anos consegue.

    Curtir

  3. Pingback: Em Busca do Drink Perfeito – #13 – Cappuchaça – Blog Oficial do Maior e-Commerce de Cachaças do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: