CN dicas Curiosidades

10 dicas para envelhecer sua Cachaça em casa

Muitas duvidas surgem a quanto o assunto é  envelhecimento de Cachaça, qual a melhor madeira, o tempo ideal, se é possível chegar ao mesmo resultado que os produtores. Pelo incrível que pareça não é difícil ter sua própria Cachaça envelhecida em casa, basta ter atenção e alguns cuidados durante todo o processo.

Agora você poderá esclarecer algumas dessas dúvidas através das 10 dicas para envelhecer sua Cachaça em casa.

Em pesquisas feitas através do Facebook da CN e com a longa experiência que tenho no universo da Cachaça a madeira de Amburana é a que tem maior receptividade pelos degustadores.

Barril de Amburana
1 – Qual tempo ideal para o envelhecimento no barril de reserva pessoal de Amburana?

A amburana é uma madeira com propriedades medicinais,  que possui diversas características que passam para o destilado. Porem é considerada uma madeira difícil de achar o ponto ideal para a Cachaça, logo devemos experimentar, testar, experimentar… e assim por diante.

Recomendo que você verifique seu barril de tempos em tempos para que você chegue ao resultado de envelhecimento ideal para o seu gosto. Não existe certo ou errado para reservas pessoais, e sim uma questão de agradar o paladar do degustador.

2 – Barril sempre tem que estar cheio ?

Sim, o processo de envelhecimento, como já diz o nome, é um processo que ocorre de forma lenta e delicada, como pode ver na demonstrativo abaixo.

Envelhecimento-01-01
FIGURA 1 – ENVELHECIMENTO

A Cachaça está sempre em contato com as paredes do barril, ele estar cheio proporciona a troca das propriedades da Cachaça pura com as madeiras. Caso ele não esteja completamente cheio corre o risco da Cachaça oxidar, com isso a acidez da sua bebida pode se elevar chegando a tornar incomodo. Então sempre mantenha seu barril cheio.

3 – Qual a graduação alcoólica usar para envelhecer?

Como já foi visto na FIGURA 1, no processo de envelhecimento ocorre evaporação do liquido, logo o ideal é usar Cachaças brancas que tenham um teor alcoólico elevado. Porem devemos tomar cuidado pois a Cachaça tem limite máximo de 48% de volume alcoólico, recomendo que se use Cachaças acima de 45%, ideal é buscar por uma Cachaça branquinha de alambique que seja boa, que influenciará diretamente no resultado.

4 – Por que a Cachaça Evapora no Barril?

No processo de envelhecimento naturalmente a Cachaça já evapora, porém o local em que o barril está armazenado pode acelerar esse processo ou influenciar no resultado da Cachaça. Caso o Barril esteja em condições climáticas de baixa umidade a água irá evaporar, caso alta umidade o álcool evapora.

O ideal é manter seu barril em um local úmido, arejado e ao abrigo de luz.

Tempo de envelhecimento

5 – Qual o tempo ideal para o envelhecimento da minha Cachaça?

Posso afirmar que essa é a pergunta mais difícil de se responder, pois tudo vai depender do resultado que você espera, do nível de sua paciência e do barril usado.

Mas há algumas orientações a serem seguidas, o resultado dos envelhecimentos das reservas pessoais serão sempre diferentes dos barris maiores e dornas, pois a Cachaça tem um contato maior com a madeira e isso tende a acelerar o processo.

O tempo ideal para os barris de carvalho é a partir de três meses de envelhecimento, caso ele seja de primeiro uso. Caso já tenha sido usado, a partir de três meses deve-se experimentar e conferir o resultado.

Para o Jequitibá e madeiras neutras é de que o destilado adquira uma certa adstringência e possa causar um efeito repuxante na boca. Recomendo também que prove semanalmente todos os seus envelhecimentos, pois você experimenta e pode chegar ao resultado que deseja.

6 – Devo completar o barril com a mesma Cachaça?

O ideal é que complete com a mesma Cachaça branca usada no começo do envelhecimento, em especial se você tiver uma retirada frequente de sua Cachaça do Barril.

Recomendo que busque sempre a mesma Cachaça Branca, pois hoje os alambiques possuem técnicas, equipamentos e pessoas treinadas para manter os padrões de qualidade e semelhança nas produções.

brandinamas-konjakas-spiritu-uzpilti-azuolo-medzio-gabaliukai-61157267

7 – O uso de lascas de madeiras acelera o processo?

Não, esse processo se chama infusão, não é todo material que traz bons resultados, algumas pessoas usam ervas, coco e madeiras de diferentes origens.

Caso queira fazer, recomendo testar e experimentar para saber se está dando certo.

8 – É possível envelhecer Cachaças já envelhecidas ?

Sim, você pode sim, porém deve-se tomar cuidado para não usar uma Cachaça que tenha menos de 45% de graduação alcoólica no barril. Você estará fazendo algo semelhante a técnica de “double barrel” muito utilizada no mercado de Cachaças, que consiste em uma Cachaça passar por barris diferentes procedimento de envelhecimento.

Dorna no Ar condicionado

9 – O ar condicionado interfere no envelhecimento da Cachaça?

Sim, porem deve-se ficar atento pois a Cachaça pode ter uma certa elevação no volume alcoólico devido ao ar seco que o ar condicionado proporciona ao ambiente. Recomendo que deixe sempre seu barril em condições naturais, a dica principal é que o barril fique armazenado em um local arejado.

10 – Devo usar uma Cachaça inferior para amaciar o barril?

Recomendo que se use água para expandir a madeira e vedar as emendas, mas principalmente essas madeiras neutras que deixam a Cachaça adstringente pode-se usar uma Cachaça de qualidade inferior para ajudar na limpeza, dilatação e na vedação do barril. Essa Cachaça deve ser descartada após permanecer em contato com o barril, pois o primeiro contato ela fica muito muito amadeirada e o seu aroma muito forte.

Qualquer duvida que você ainda tiver, estou disponível para responder, pode mandar nos comentários abaixo, no Facebook ou Instagram. Terei o prazer de responde-las.

Abaixo um pequeno vídeo de como utilizar o seu barril.

 

facebook           instagram        twitter       youtub-e

Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo e compartilhar com os amigos e… Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

7 comentários em “10 dicas para envelhecer sua Cachaça em casa

  1. Esio Battistella

    Excelentes dicas Rafael.
    Um brinde a vida!

    Curtir

  2. … nunca ouvi falar em cachaça branca.

    Onde ela é encontra/

    Curtir

    • Olá Symphronio, a Cachaça branca que falo neste post é a Cachaça Pura sem envelhecimento, aquela clarinha, que descansa em inox.
      O nome branca é somente um apelido para ela.
      Um brinde e abraços.

      Curtir

  3. Olá Rafael, tudo bem? Ganhei uma dorna de amburana de aproximadamente dez anos, mas diferente das demais, ela foi feita em um só tronco de madeira, sem emendas, recentemente coloquei cachaça na mesma, pela primeira vez, pois nunca a tinham usado, acontece que a a madeira inchou e a tampa não sai (risos), por outro lado, com 5 dias retirei a cachaça, pois a mesma ficou escura como uísque e com forte sabor amadeirado. Talvez você possa me ajudar, com o tempo a influência da madeira diminuirá? Tenho medo de que se eu deixo a cachaça por mais tempo e ela fique muito amadeirada e forte! Grato! Abraço!

    Curtir

    • Olá Miquéias tudo bom ? Obrigado por nos acompanhar.
      Recomendo a você que coloque uma Cachaça Prata de baixa qualidade e deixe pelo menos um mês em espera, depois desses 30 dias você retira toda essa Cachaça e volte a colocar a sua Cachaça desejada, (esse processo é uma especie de limpeza na dorna) mas acompanhe a evolução diariamente para ver se deu certo. Caso ela ainda tenha pegado muita cor e fique muito amadeirado, repita o processo.
      Nos mantenha informado do processo, espero ter ajudado Miquéias e vamos espalhar a cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo mundo também !

      Curtir

      • Tudo sim Rafael!Eu que agradeço pela atenção! Farei esse procedimento sim. Obrigado!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: