Origem da Caipirinha e seu sucesso

Tempo de leitura: 3 minutos

Que a caipirinha é o drink mais famoso feito com Cachaça o mundo inteiro sabe. E nessa postagem vamos esclarecer algumas pequenas dúvidas sobre ela!  A amada Caipirinha caiu no gosto popular de uma maneira meio peculiar, como tudo que envolve a História da Cachaça, segundo relato de historiadores e populares, a receita da Caipirinha surgiu como forma de um remédio para combater um surto de gripe, que se espalhava pelo interior de São Paulo no início do século XX, sua receita original continha alho, mel, limão e Cachaça.

Porém mesmo depois de curados da gripe, os pacientes continuavam a consumir a mistura. Assim, ela logo se popularizou e em pouco tempo houve adaptações de forma a deixá-la com menos ar de remédio.

“A caipirinha nasceu como remédio para o corpo e hoje é o tratamento da alma.”

A Caipirinha ganhou diversas adaptações, como o uso de outras frutas e mistura de sabores. Porém, a que se manteve íntegra, tradicional e faz sucesso até os dias de hoje é: Cachaça, limão, açúcar e gelo. O drink que se popularizou além das fronteiras e espalhou a cultura Cachaceira por todos os cantos do mundo.

Ta bom Rafael, mas qual a maneira certa de fazer Caipirinha ?

Okay amigos vamos lá, a maneira correta de se fazer a Caipirinha é explorar todas as possibilidades sensoriais. Sendo elas de aromas ou sabores. A minha sugestão é: faça a sua própria Caipirinha. Com suas medidas seguindo o padrão Cachaça, açúcar, Limão e gelo. MAS… é importante dar oportunidade a outros ingredientes, misturar, testar e fazer aquilo que te agrada. Essa sim é a maneira correta.

Como a Caipirinha é quase um patrimônio histórico e cultural do nosso Brasil, com intuito de proteger, preservar e declarar que esse drink é um traço da identidade cultural brasileira, foi criado um decreto de lei que a protege, para aqueles mais interessados clique aqui e confira detalhadamente todo regulamento da lei.

 

No entanto como já sabemos a criatividade do brasileiro não tem fim, combinado com a variedades de frutas e especiarias típicas brasileiras, a Caipirinha ganhou uma série de variações infinitas, não que isso seja ruim, entretanto a ORIGINAL segue protegida.

Um fato que vem acontecendo diversas vezes, chega a doer quando me dizem, leio em um comentário no Facebook, em conversar entre amigos é: Caipirinha tem que usar Cachaça de qualidade inferior, Cachaça boa é para ser degustada pura.

Isso é um mito, a Caipirinha deve ser feita com uma Cachaça de boa qualidade SIM !

Assim, devemos deixar de lado este preconceito e fazer sim Caipirinhas com Cachaças de boa qualidade, pensando no seguinte ponto de vista: Quanto melhor a Cachaça, melhor a Caipirinha preparada com ela.

O segredo da Cultura Cachaceira é explorar as capacidades sensoriais e descobrir novas combinações. Faça Caipirinha com Cachaças boas, envelhecidas, blends, ouro e prata.  E você encontra as melhores Cachaças Artesanais para preparar suas Caipirinhas clicando aqui.

Vamos espalhar a cultura Cacheira por todo Brasil e pelo mundo também ! 

Curtiu nosso conteúdo ? Compartilhe com os amigos e siga nossas redes sociais. Dê a sua opinião e sugestão nos comentários abaixo, você também faz parte desse blog!

Continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo que acontece no universo da Cachaça.

facebook           instagram        twitter       youtub-e