Curiosidades Drinks

Origem da Caipirinha e seu sucesso

Que a caipirinha é o drink mais famoso feito com Cachaça o mundo inteiro conhece e nessa postagem vamos esclarecer algumas pequenas duvidas sobre ela.  A amada Caipirinha caiu no gosto popular de uma maneira meio peculiar, como tudo que envolve a História da Cachaça, segundo relato de historiadores e populares, a receita da Caipirinha surgiu como forma de um remédio para combater um surto de gripe, que se espalhava pelo interior de São Paulo no início do século XX, sua receita original continha alho, mel, limão e Cachaça.

Porém mesmo depois de curados da gripe, os pacientes continuavam a consumir a mistura, que logo se popularizou e em pouco tempo houve adaptações em sua receita para deixa-la com menos ar de remédio.

“A caipirinha nasceu como remédio para o corpo e hoje é o tratamento da alma.”

A Caipirinha ganhou diversas adaptações, como o uso de outras frutas, mistura de sabores, mas aquela que se manteve integra, tradicional e faz sucesso até os dias de hoje é: Cachaça, limão, açúcar e gelo. O drink que ganhou o gosto além das fronteiras e espalhou a cultura Cachaceira por todos os cantos do mundo.

Ta bom Rafael, mas qual a maneira certa de fazer Caipirinha ?

Okay amigos vamos lá, a maneira correta de se fazer a Caipirinha é explorar todas as possibilidades sensoriais, sendo elas de aromas ou sabores. A minha sugestão é faça a sua própria Caipirinha, com suas medidas seguindo o padrão Cachaça, açúcar, Limão e gelo. MAS… é importante você dar oportunidade a outros ingredientes, misturar, testar, combinar fazer aquilo que te agrada, essa sim é a maneira correta.

Como a Caipirinha é quase um patrimônio histórico e cultural do nosso Brasil, com intuito de proteger, preservar e declarar que esse drink é um traço da identidade cultural brasileira, foi criado um decreto de lei que a protege, para aqueles mais interessados clique aqui e confira detalhadamente todo regulamento da lei.

Variações da caipirinha

No entanto como já sabemos a criatividade do brasileiro não tem fim, combinado com a variedades de frutas e especiarias típicas brasileiras, a Caipirinha ganhou uma série de variações infinitas, não que isso seja ruim, entretanto a ORIGINAL segue protegida.

Um fato que vem acontecendo diversas vezes, chega a doer quando me dizem, leio em um comentário no Facebook, em conversar entre amigos é: Caipirinha tem que usar Cachaça de qualidade inferior, Cachaça boa é para ser degustada pura.

Isso é um mito, a Caipirinha deve ser feita com uma Cachaça de boa qualidade SIM !

Devemos deixar de lado este preconceito e fazer sim Caipirinhas com Cachaças de boa qualidade, pensando no seguinte ponto de vista: Quanto melhor a Cachaça, melhor a Caipirinha preparada com ela.

caipirinha cachaça envelhecida.jpg

O segredo da Cultura Cachaceira é explorar as capacidades sensoriais e descobrir novas combinações. Faça Caipirinha com Cachaças boas, envelhecidas, blends, ouro e prata.  E você encontra as melhores Cachaças Artesanais para preparar suas Caipirinhas clicando aqui.

Vamos espalhar a cultura Cacheira por todo Brasil e pelo mundo também ! 

Curtiu nosso conteúdo ? Compartilhe com os amigos e siga nossas redes sociais. Dê a sua opinião e sugestão nos comentários abaixo, você também faz parte desse blog!

Continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo que acontece no universo da Cachaça.

facebook           instagram        twitter       youtub-e

10 comentários em “Origem da Caipirinha e seu sucesso

  1. Rogerio Pedro de Barros Pereira

    Muito legal ! Mas prefiro com vodka ….seria a caipivodka uma inventidade da nossa cultura brasileira…. Cachaça pra mim é pura muito boa a Canarinha de Salinas ! Especial…. Abraço e parabéns.

    Curtir

  2. WAGNER GONZAGA E SILVA

    NÃO É A TOA QUE SOU CLIENTE A ANOS DA CACHAÇARIA NACIONAL…ALÉM DE TEREM UMA GRANDE VARIEDADE PARA NÓS, APRECIADORES DA BOA CACHAÇA, AINDA DÃO TOQUES MARAVILHOSOS PARA A APRECIAÇÃO DA “BENDITA MARVADA”!!!E TENHO DITO.ABRAÇOS A TODOS!!!WAGNERBOCAO GONZAGA E SILVA

    Curtir

  3. Claudionor

    Rapaz adoro uma caipirinha
    Muito boa

    Curtir

  4. Esio Battistella

    Bom dia Rafael!!
    Não tem nada melhor do que uma gostosa caipirinha feita com uma boa cachaça!
    Um brinde a vida!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: