Conheça o queijo maturado com Cachaça e Jabuticaba pertinho de Belo Horizonte

Tempo de leitura: 2 minutos

Produzido em Sabará, uma cidade Histórica pertinho da capital mineira que é reconhecida pelos seus produtos da fazenda, pela gastromania, por suas frutas frescas, pela cultura e claro pelo Festival da Jabuticaba que atrai todo ano milhares de pessoas até a cidade.

 

O Circuito do Festival da Jabuticaba envolve a venda e divulgação da cultura da Jabuticaba durante 3 dias onde pode-se encontrar Licores, Geleias, Sorvetes, Vinhos, Molhos, Temperos e tudo que possa ser feito com Jabuticaba. A programação do festival inclui eventos culturais e artísticos espalhados por toda a cidade.

festivaljabuticaba

Durante o festival há alguns concursos e competições de produtos da fazenda e pratos. Com base nisso Iara Biasi e sua Filha Carolina Biase resolveram surpreender o público do festival com uma deliciosa invenção feita a base de Jabuticaba, queijo e Cachaça, o Queijo Maturado na Cachaça com Jabuticaba.

A família Biasi é dona do Restaurante Alambique e Armazém Jotapê localizado na cidade de Sabará, onde Iara produz diversos produtos do campo, produtos de Jabuticaba, Cachaça e uma ótima comida Caseira. Tendo em mãos todos os ingredientes a simples ideia do Queijinho Maturado rendeu o premio de Novidade no 31º Festival da Jabuticaba em 2017.

quejo2
Creditos da imagem: Sabará & Sabor

Com um produto totalmente diferenciado tiveram um “boom” de vendas e seu estoque de Queijo Maturado na Cachaça com Jabuticaba acabou antes do festival se encerrar, para não perderem as vendas no festival, as Biasi não mediram esforços e em tempo recorde repuseram o estoque.

Mas qual o segredo do Queijo ?

Após diversos testes de meia cura, testes de maturação da Cachaça. O queijo foi deixado em imersão total durante cinco dias na Cachaça com Jabuticaba, durante esse processo foi inserido mais frutas in natura, processo que valoriza e intensifica o sabor e o aroma da Jabuticaba no queijo. Após curar o queijo foi deixado para secar, durante aproximadamente 15 dias, cada dia que passava a coloração do queijo se intensificava e o aroma e sabor permaneciam em destaque. Uma das coisas que mais surpreendeu a quem experimentava era que mesmo depois de passar pela fritura em um recheio de pastel ou utilizada como ingrediente de uma receita as características da maturação do queijo não se perdeu.

Restaurante Alambique & Armazém Jotapê

Quer conhecer mais sobre a cultura da Jabuticaba, produtos do campo e uma ótima comida caseira ? Visite o Restaurante Alambique & Armazém Jotapê.
Curtiu nosso conteúdo ? compartilhe com os amigos e siga nossas redes sociais. Dê a sua opinião e sugestão nos comentários abaixo, você faz parte desse blog!
Continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo que acontece no universo da Cachaça.

facebook           instagram        twitter       youtub-e