CN dicas

Conheça hábitos para melhorar a sua degustação de Cachaça

Você sabe apreciar um dos mais nobres destilados do mundo ? Muito me perguntam, qual é a melhor Cachaça do Brasil ? Qual a melhor Cachaça Mineira? Essa Cachaça é boa ? Envelhecida ou branquinha ? Para responder essas e outras perguntas vou apresentar alguns hábitos que vão tornar melhor a sua experiência de degustar Cachaças.

rótulo.png
Conheça os rótulos das Cachaças

Existem Cachaças produzidas em todos os cantos desse nosso Brasil continental e a cultura se reflete na produção da Cachaça e de suas embalagens e rótulos.
É fundamental saber ver um rótulo da Cachaça para verificar a garantia de procedência do produto e suas propriedades.

Primeira observação é dos números de registro da Destilaria/Alambique e o numero de Registro no Ministério da Agricultura, que cada produto contém um número, esse é o primeiro passo para identificar uma bebida que passa por um processo de fiscalização e segue um sistema de controle de qualidade.

Observe a descrição do produto deve-se CACHAÇA, alguns rótulos ainda permanecem como aguardente de cana mais pela questão tradicional de manter o rótulo com as descrições antigas. Mas existem diversas outras bebidas derivadas da cana-de-açúcar, como bebida mistas, bebidas compostas e licores .

É importante ver em qual recipiente ela foi armazenada, podendo variar entre tonéis de inox, dornas ou barris de madeira. Existem algumas definições de tempo de envelhecimento, descansada, premium e extrapremium. No rótulo vem descrito essas informações e te ajuda a saber qual tipo de Cachaça terá dentro daquela garrafa, já que cada madeira influencia diretamente nos aromas, sabores e coloração do destilado.

É possível identificar no rótulo a graduação alcoólica da bebida que especificamente para a Cachaça varia de 38 a 48%, sendo capaz de ajudar a identificar a bebida mais forte.

Bem perto da graduação alcoólica tem a descrição do Volume líquido da garrafa, devido a Cachaça ter diversas embalagens diferentes é sempre bom verificar esse detalhe até para observar o valor que é pago na bebida.

Algumas informações podem estar no próprio rótulo ou dividido entre o contra-rótulo, como os dados do estabelicimento que produziu e envasou a bebida, a origem, a composição e ingredientes que tem na bebida, normalmente é o Mosto fermentado de Cana-de-Açúcar.

Tem informações como data de fabricação e lote, a Cachaça tem prazo de validade indeterminado e fizemos uma postagem sobre Dicas Chave Para Conservar sua Cachaça Após Aberta que vão te ajudar a manter por mais tempo o sabor e os aromas de suas caninhas.

Siga especialistas

Tenha o habito de seguir quem é entendido do assunto, em nossas redes sociais geramos conteúdo diariamente sobre a Cachaça, com curiosidades, eventos, dicas e tudo que envolve o universo da Cachaça. Aqui no blog mesmo já mostrei diversos especialistas, como Drª Aline Bortoletto, Ana Carolina Corrêa, Ana Laura Guimarães do aplicativo Cachaciê, Leandro Dias e João Almeida da Escola da Cachaça.

expo2.jpg
Vá a exposições, feiras, participe de eventos, faça cursos e workshops.

Cada dia que passa as feiras, exposições, concursos e competições ligadas ao nosso destilado estão em evidência. Nestes tipos eventos você pode, além de conhecer pessoas especialistas no assunto, discutir sobre o a Cachaça, você tem a oportunidade de encontrar preços especiais e experimentar Cachaças diferentes.

Os cursos e Workshops são coisas que estão mais acessíveis, com o crescimento das redes sociais e da comunicação web e através das redes sociais o mundo da Cachaça encurtou suas distâncias e é possível aprender sobre Cachaça pela internet, nossos parceiros João Almeida e Leandro Dias tem um curso online sobre Cachaça.

Nesses cursos você aprende a definir os aromas e sabores do destilado, aprende a avaliar a qualidade do destilado e fazer harmonizações com a Cachaça.

Cachaça Branca e envelhecida

Crie o hábito de degustar Cachaças diferentes

Para que você se torne um especialista em Cachaças é necessário dar a oportunidade ao seu paladar de desfrutar diversas experiências gustativas e olfativas, o segredo para conhecer bem a Cachaça é bebendo-a. Uma pergunta que é frequente é se existe copo ideal para degustar Cachaça ? Clique aqui e saiba em que o copo influência na hora de degustar suas Cachaças.

Compartilhe com os amigos essas informações e sigam a Cachaçaria Nacional em todas as redes sociais.
E vamos espalhar a cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo mundo também.

facebook           instagram        twitter       youtub-e

 

0 comentário em “Conheça hábitos para melhorar a sua degustação de Cachaça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: