Você sabe o que é uma Trapizonga ?

Tempo de leitura: 1 minuto

Trapizonga-2

A Trapizonga é uma engenhosidade composta pode diversos elementos, como pilões, moedores e raladores. Alguns são moveis e na maioria das vezes a sua operação principal é para moer, triturar, socar, grãos como por exemplo, arroz, amendoim, milho, cana-de-açúcar.

Trapizonga
Trapizonga Vertical (imagem da internet autor desconhecido)

Como funciona?
Ela também é considerada uma especie de engenho, com suas funções semelhantes aos moinhos movidos a vento, normalmente as Trapizongas são movidas pela força de água, onde uma roda d’gua faz a função de motor principal que gira um eixo que comanda os movimentos, esse eixo possui um elemento condutor que faz com que a haste do pilão tenha uma subida uniforme, devido os seus elementos serem feitos de madeira maciça, quando o elemento condutor parar de elevar a haste, por meio da gravidade ela tem uma decida rápida, fazendo uma grande força para baixo. A força do eixo pode ser convertida também para moer cana e ralar mandioca.

83392602
Trapizonga com esquemas de Monjolo (imagem da internet autor desconhecido)

Existem outros tipos de Trapizonga, com elementos semelhantes ao Monjolo, onde o eixo faz a força para baixo e o pilão faz força contrária por uma especie de gangorra. O Monjolo funciona com o peso da água, quando enche o recipiente na beirada ele sobe e ao esvaziar desce socando no pilão.

cfazer_01
Esquema representativo do funcionamento do Monjolo

No período colonial essa engenhosidade foi bastante usada, pois dispensava a mão de obra dos escravos de muitos escravos, que estavam livres para executar outras tarefas, enquanto apenas um estava operando essas máquinas.

Compartilhe com os amigos e siga a Cachaçaria Nacional em nas redes sociais.
E vamos espalhar a cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo mundo também.

facebook           instagram        twitter       youtub-e