Cachaça Batista: Seleção Dezembro/17 do Clube CN

Tempo de leitura: 6 minutos

A Cachaça Batista foi fundada pelo Sr. José Batista de Oliveira, em 1943, na Fazenda Cachoeirinha, na cidade de Sacramento, situada no Triângulo Mineiro, em terras que limitam com o Parque Nacional da Serra da Canastra.

Naquela época, em plena Segunda Guerra Mundial, com o Brasil em crise na produção de açúcar, José Batista cultivava em sua fazenda uma variedade de cana conhecida como
“Argentina” ou “Tucumã”, que era utilizada na fabricação de rapaduras para suprir o desabastecimento do açúcar. Foi então que ocorreu a José Batista a ideia de fermentar e destilar o caldo feito das rapaduras, inaugurando assim a produção da bebida que se tornaria uma lenda na região.

Cachaças_Batista_antigas.jpg

Em 1958, a marca produzida por José Batista de Oliveira, na época nomeada “Caninha Batista”, ganhou o famoso logo da estrela – associada ao slogan “a Estrela das Gerais” – encantando paladares até 1974, quando foram paralisadas suas atividades.  Hoje, pouquíssimas garrafas daqueles primeiros tempos são guardadas como joias raras na coleção de poucos privilegiados.

Ao completar 90 anos, o Sr. José Batista confessou ao genro Marco Antonio Afonso da Mota o desejo de dar continuidade ao seu projeto. Desafio aceito, Marco Antonio herdou os segredos e técnicas de como se fazer uma boa cachaça e segue perpetuando o sonho do sogro, mantendo acesa a lenda da bebida e sua qualidade inigualável.

Em 2008, com entusiasmo e aguçado espírito empreendedor, Marco Antônio e o filho, Marco Elísio,  construíram na Fazenda Boa Sorte as novas instalações da cachaça batista, resgatando uma tradição de mais de 70 anos, renovada por modernas técnicas de produção. Hoje, a nova fábrica consolida sua posição como empreendimento que honra a tradição da marca e projeta um novo ciclo para sua permanência num cenário francamente receptivo à cachaça brasileira de alambique.

BATISTA AÉREAS _ 028.jpg

A Fazenda Boa Sorte mantém, muito além do que a legislação exige, sua área preservada com vegetação predominante de cerrado e transição para nichos remanescentes da Mata Atlântica. Uma rica diversidade de fauna e flora, clima ameno, sol e chuva em regimes equilibrados.  Cenário acolhedor para elaborar uma cachaça de excelência. Um dos diferenciais de qualidade da Cachaça Batista está no terroir da região, com a mata nativa protegida no entorno da fábrica, solo e condições climáticas favoráveis ao cultivo da cana e à fermentação – tradicionalmente mantida com fermento “selvagem” ou “caipira” – tornando possível o resgate de características originais da produção da nossa cachaça e propiciando aromas desejáveis ao destilado.
_MG_8269.jpg
Em cada etapa da produção é adotado um rigoroso controle de qualidade, mediante práticas ambientalmente corretas, instalações e equipamentos de alta tecnologia e colaboradores especializados, um conjunto de fatores que conferem ao produto final um padrão que mereceu a Certificação de Qualidade Inmetro.

BATISTA 4_ 144.jpg

Tradicionalmente, a destilação é realizada em alambiques artesanais de cobre e o destilado repousa então em barris de carvalho de origem francesa e americana, além de uma tiragem especial de carvalho oriundo do Leste Europeu, cuidadosamente selecionada, com uso programado para, no máximo, quatro anos. A Cachaça Batista é uma das pioneiras em utilizar na sua adega barris de carvalho de primeiro uso. Hoje, a Batista conta com grande variedade de opções de envelhecimento, com madeiras de tostas variadas.

Com isso, abre-se um novo horizonte de pesquisas sensoriais, uma verdadeira universidade dos sentidos. Com a preservação do meio ambiente e a valorização dos parceiros que a natureza oferece – flora, fauna, recursos aquíferos –, a Fazenda Boa Sorte reúne atrativos que vão além da qualidade de sua cachaça, criando um ambiente propício para roteiros de turismo temático, onde visitantes e degustadores encontram um cenário natural  colhedor, matas e lagos, uma bela capela em estilo colonial brasileiro, equipamentos e peças de um acervo que resgata a história da região.

Logo cachaça Batista.jpg

Digna dos melhores degustadores, colecionadores e sommeliers de cachaça, essa bebida extraordinária renasce com novo design nas embalagens da linha standard, na versão prata e ouro, e na nova linha premium, ambas com garrafas de padrão internacional. Sua fórmula consiste em harmonizar tecnologia e sensibilidade para produzir a famosa “Cachaça da Estrela” em moldes que honram a tradição da cachaça brasileira de alambique. Mais recentemente, a alta qualidade do nosso destilado vem atraindo o interesse de investidores internacionais, inaugurando, agora em 2014, uma nova era da nossa história.

Na seleção do mês de Dezembro você receberá uma Cachaça Batista Prata, bebida que descansa por 4 anos em tonéis de inox, possui uma graduação alcoólica de 40%, está bebida possui um aroma floral evidente e não agride o nariz, harmoniza bem com camarão frito.

 Os assinantes também receberão uma Cachaça Batista Ouro , a Cachaça é um blend de Barris de Carvalho Francês, Barris de Carvalho Americano de primeiro uso, barris europeus de vários usos e um toque de Jequitibá Rosa que possui 2 anos de envelhecimento. A bebida é um blend exclusivo para o ClubeCN,  possui uma graduação alcoólica de 40% e trás com ela  notas de amêndoa, mel e baunilha e bem amadeirado, com um retrogosto suave e uma complexidade de sabores, harmoniza bem com café sem açúcar.

Quer conhecer mais sobre a produção das Cachaças Batista? Fizemos uma visita ao alambique mostramos detalhadamente toda a tecnologia, estrutura e processo de produção. Entrevistamos Marco Antônio e o filho, Marco Elísio que falaram sobre a história da Cachaça Batista e a sua evolução. Confira no vídeo abaixo:

Saiba tudo sobre e assine o Clube CN. Por apenas R$ 99,90 mensais, você recebe todo mês, duas cachaças de no mínimo 500 ml + uma miniatura de 160 ml edição de colecionador com um rótulo diferente a cada mês e exclusividade da Cachaçaria Nacional, e ainda recebe 10% de desconto em TODOS os produtos do nosso site.

BOTÃO-QUERO-ASSINAR-O-CLUBE-CN.png

    Não deixe de assistir! Nossos parceiros João Almeida e Leandro Dias da Escola Cachaça fizeram a análise sensorial da seleção de Dezembro/2017 sobre as Cachaças batista, falando tudo sobre as seleções de Cachaças e com dicas muito especiais de harmonização. Veja todo o vídeo abaixo!

Gostou do conteúdo ? Dê sua opinião, curta, compartilhe e ajude-nos a espalhar a Cultura Cachaceira para todo Brasil e por todo mundo!

facebook           instagram        twitter       youtub-e