Clube CN Gourmet #02: Bobó de Camarão/Frango com Cachaça Caratinga

Tempo de leitura: 3 minutos

 Chef Bruno Venga do @entaocozinhe em parceria com a Cachaçaria Nacional lança mais uma receita no quadro ClubeCN Gourmet. 

Desta vez ele fez uma receita maravilhosa bem brasileira com a Cachaça do mês de Novembro/2017 do ClubeCN, a Cachaça Caratinga. Bruno vem com a ideia que qualquer um pode fazer suas receitas em casa essa é a ideia do @entaocozinhe democratizar a cozinha e harmonizar com Cachaça! Recomendamos que você siga o @entaocozinhe nas redes sociais, principalmente o instagram que é bem bacana!

Estamos abertos para fazer receitas que vocês indicarem então, para sugestões e ideias de pratos, envie pra gente através do Facebook, no Direct do Instagram, nos comentários, aonde se sentir mais a vontade.

Vamos à receita!

Hoje faremos dois pratos em um, Bobó de Frango e Camarão. Para fazer essa receita será necessário duplicar os ingredientes, que na verdade serão duas receitas iguais com carnes diferentes. Então vamos arregace as mangas, prepare aquela dose de Caratinga para ir degustando em quanto prepara esse delicioso prato, ingredientes:

receita fácil bobó de camarão bobó de frango cachaça caratinga gourmet

Checando para não faltar nada:
✓ 1/2 Kg de Mandioca Cozida bem macia
✓ 200 ml de Leite de Coco
✓ 2 colheres de sopa de molho de tomate
✓ 30 ml de azeite de dendê
✓ 2 cebolas médias cortadas
✓ 2 dentes de alho picados em rodelinha
✓ 1 maço de Salsinha e Cebolinha
✓ 1 Pimenta dedo de Moça
✓ 50 ml de Cachaça Caratinga Tradicional
✓ Sal a gosto
✓ 500 g de Camarão limpo e sem casca ou 500 g de Frango picado em cubinhos
Modo de preparo

Vamos iniciar pelo camarão, pois há um segredinho para que ele fique bom, o camarão tem um cozimento muito rápido então o segredo é frita-lo e flamba-lo antes de cozinhar. Unte a frigideira com azeite e adicione o camarão, coloque cerca de 1/2 colher de chá de sal e misture bem, deixe dourar por cerca de 7 minutos, agora vamos flambar, a ideia de flambar é trazer o sabor da Cachaça para a carne e evaporar o álcool. Após Flambar deixe dourar por mais um minuto e reserve em um recipiente.

Vamos preparar agora a base do bobó de Frango, em uma panela grande em fogo médio, coloque um pouco de azeite, as cebolas, os dentes de alho e metade do azeite de dendê, deixe dourar um pouco até que a cebola e o alho absorvam os azeites e fique “suada”. Coloque o frango na panela e misture bem, deixe o frango perder um pouco da água.
Hora de adicionar a Seleção do mês, a Cachaça Caratinga, adicione uma dose, agora ocorrerá um primeiro cozimento do frango até que a carne absorva o sabor da Cachaça e evapore o álcool, após evaporar a cachaça, cubra o frango com água e deixe cozinhar, aah não esqueça de colocar aquela pitadinha de sal. Cubra o frango com a mandioca e adicione mais um pouco de água, deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 10 minutos. Perceba que água irá reduzir um pouco, chegou a hora de adicionar o leite de coco, o molho de tomate, o restante do dendê, a pimenta, a salsinha e a cebolinha, misture bastante, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos, sempre observando a textura do caldo.

Já o de Camarão você adiciona todos os ingredientes e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, após esse tempo observe a textura do caldo, assim que a mandioca estiver derretida já pode adicionar o camarão, deixe cozinhar por cerca de 2 minutos e agora é hora de montar o prato !

A montagem do prato é simples e fica bem bonita, basta colocar uma porção de arroz no meio e espalhar o bobó em volta.

receita fácil bobó de camarão bobó de frango cachaça caratinga gourmet

Veja abaixo o vídeo com essa receita, você pode conferir abaixo:

Curtiu? Viu como é muito fácil fazer? Então não perca tempo e também faça a sua em sua casa e surpreenda seus amigos. Mande uma foto do resultado pra gente!
Compartilhe com os amigos e siga a Cachaçaria Nacional em nossas redes sociais.

facebook           instagram        twitter       youtub-e