III Ranking Cúpula da Cachaça 2017 – As melhores Cachaças do Brasil

Tempo de leitura: 3 minutos

Com início no dia 07 de Setembro o III Ranking Cúpula da Cachaça é considerado um dos  maiores concursos de Cachaças, que é dividido em três etapas, voto popular” ,“Seleção de especialistas” e “Degustação às cegas” que será realizado já em 2018, no final do mês de Janeiro, fazendo parte da programação da VI Cúpula da Cachaça.

O intuito do Ranking é aumentar a visibilidade à Cachaça e disseminar a qualidade na produção do destilado 100% nacional. O concurso não tem qualquer tipo de inscrição ou taxas a serem pagas, para que não haja privilegiados no Ranking, todas Cachaças  devem ser legalizadas no M.A.P.A para participam da competição.

Você pode ver as melhores Cachaças do Brasil de 2016 clicando aqui, quer saber tudo sobre a Cúpula da Cachaça acesse o site oficial aqui.

Na primeira fase a “votação popular” foi 100% online e teve seu encerramento 08/09, cada participante podia escolher três Cachaças escrevendo seu nome em um pequeno formulário. Serão selecionadas  250 das Cachaças mais votadas para a próxima etapa.

 

A segunda fase consiste na seleção dos especialistas, nesta etapa terão 40 especialistas de diferentes ofícios e formações de todo o país como avaliadores, a lista será “destilada” até que atinja 50 cachaças para a etapa final.

As 50 selecionadas pelos especialistas vão a “Degustação às Cegas”, nessa fase apenas os membros da Cúpula participam, a reunião será realizada por três dias na cidade de Analândia em São Paulo, no final do mês de Janeiro. Os membros vão degustar e avaliar com uma nota de 0 a 100 as Cachaças selecionadas, será feito uma análise sensorial onde será avaliado os aspectos visuais, olfativos e gustativos, além de aspectos mais gerais, como personalidade do destilado.

ranking especialista degustação competição cúpula cachaça concurso Credito da imagem: Site Cúpula da Cachaça

As Cachaças que participarão do concurso não serão fornecidas pelos produtores, após serem selecionadas, serão compradas no mercado, esse procedimento é padrão e uma regra dos concursos internacionais de bebidas, para que não haja favorecimento para nenhum produtor.

O resultado do Ranking é secreto e somente os avaliadores saberão, até que sejam publicados no Caderno Paladar no Jornal Estado de São Paulo. Mas assim que tiver o resultado, será divulgado aqui no blog para vocês acompanharem.

ranking especialista degustação competição cúpula cachaça concurso Credito da imagem: Site Cúpula da Cachaça

O resultado desta edição será diferente, será publicado com separação entre duas categorias:

  • Brancas (que inclui as cachaças armazenadas em madeiras ditas ‘neutras’ e aquelas que só passam por inox)
  • Armazenadas/Envelhecidas (que abrange as cachaças que passam por madeira, com alteração expressiva de cor).

A finalidade é destacar e dar importância as cachaças brancas. Aquela cachaça que obter a maior pontuação, em ambas categorias, será considerada a Cachaça do Ano.

Curtiu nosso conteúdo ? compartilhe com os amigos e siga nossas redes sociais. Dê a sua opinião e sugestão nos comentários abaixo, você faz parte desse blog!

Continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo que acontece no universo da Cachaça.

facebook           instagram        twitter       youtub-e