Curiosidades

Diferença entre Cachaça Industrial x Cachaça Artesanal

Perante a legislação brasileira e as normas técnicas estipuladas pela ANVISA ambos produtos são idênticos, seja ele industrial, obtido através da destilação em coluna contínua, ou artesanal, obtida através da destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar em alambiques de cobre.

Mas na realidade, há inúmeras diferenças entre as cachaças artesanais e as industriais e vamos vê-las a seguir:

Destilação-de-Coluna-Cachaça-Ypióca
Coluna de Destilação Cachaçaria Ypióca – Ceará

Normalmente as cachaças industriais são produzidas por empresas de grande porte, que produzem em altíssima quantidade, possuem grandes áreas para o cultivo da Cana-de-açúcar. Já as cachaças artesanais são produzidas em menor e escala e por pequenos produtores, muitos deles utilizam de mão-de-obra familiar e um tempo maior para a produção do destilado. No país há uma estimativa de cerca de 40 mil pequenos produtores de cachaça artesanal espalhado do Oiapoque ao Chuí.

dornas de inox
Dornas de Inox

Há uma grande diferença no manejo da matéria prima e na produção. Os produtos só são iguais perante as normas e legislação, mas a produção em larga escala utiliza-se da destilação através de coluna, tonéis e dornas de aço-inox, porém as coisas evoluirão as destilações de colunas das grandes produtoras são revestidas internamente por cobre, ou possuem fios de cobre nos pratos internos melhorando a qualidade da produção.

Antigamente neste tipo de produção, havia a adição de produtos químicos em sua fermentação, mas foi abolida pela maioria das produtoras de Cachaças, trocaram os produtos químicos por leveduras selecionadas em suas fermentações.

Alguns fabricantes também adicionam açucares para mascarar sabores ruins e não há separação das partes nobres do destilado. Quando pegarem uma Cachaça industrial, veja a sua composição.  O uso do inox em alambiques reduz a qualidade sensorial e causa um odor desagradável de enxofre no produto final, por isso as destilarias de coluna ganharam uma melhoria, sendo revestida de cobre ou possuindo filamentos em seus pratos para melhorar o seu sensorial.

Com a industrialização do processo é gerado um produto padronizado, de baixa qualidade, de grande volume e um baixo valor agregado, mas os produtores estão preocupados com os resultados e investindo em melhoras para o produto e melhorando a qualidade, chegando a levar diversas Cachaças Industriais a prêmios internacionais.

Alambique de Cobre Cachaça 100 Limite
Alambique de cobre da Cachaçaria 100 Limite – Careaçu/MG

 

Já o processo artesanal conta com um processo meticuloso no manejo da matéria prima (colheita da cana), na moenda, na separação de impurezas, tudo com intuito de melhorar a qualidade final do produto. Porém há também produtores que fazem produtos de má qualidade e sem registro, mas a Cachaçaria Nacional trabalha somente com produtos 100% legalizados, de alta qualidade e com registro no MAPA.

A destilação é feita através de alambiques de cobre e sua fermentação ocorre de forma natural, com produtos naturais e sem adição de produtos químicos e muito menos açúcares.

filtragem
Filtragem

O processo realizado em alambiques de cobre é capaz de reduzir drasticamente o principal composto encarregado pelo defeito sensorial da destilação em inox, o dimetilsulfeto, proporcionando uma alta qualidade ao produto, um grande prazer na degustação e um grande valor agregado à Cachaça.

Separação
Separação da parte nobre da Cachaça: O Coração

O segredo da produção artesanal é que nem tudo que sai do alambique é Cachaça, logo, a separação da parte nobre se faz necessária e muito importante para a qualidade do produto. Na destilação da cachaça artesanal há três elementos: A Cabeça, Coração e a Cauda. É importante lembrar que a Cachaça de qualidade e artesanal é composta apenas pelo coração da Cachaça, a parte boa da destilação, tanto a cauda quanto a cabeça são descartados e usadas na produção de álcool combustível por exemplo. Já na destilação industrial de coluna, tudo é aproveitado e vira Cachaça, podendo passar compostos indesejados afetando diretamente a qualidade final do produto.

O alambique de cobre é um “ingrediente” fundamental na produção da Cachaça Artesanal de qualidade. Além de sua destilação não ser contínua, há possibilidade dos resultados sensoriais serem mais apurados. Ela pode ser mais rica em sabores, aromas e visual.

 

Com o propósito de melhorar a qualidade do produto artesanal, existe ainda o aprimoramento da bebida através do processo de envelhecimento em tonéis e dornas de madeiras, existem cerca de 25 tipos de madeiras que influenciam nas capacidades sensoriais da bebida, alterando aroma, sabor e coloração da Cachaça.

Madeira de envelhecimentos

barris-para-envelhecimento-de-cachaca-da-cachacaria-weber-haus-
Envelhecimento achacaria Weber Haus

Este post teve a colaboração do nosso leitor Douglas Costa, que nos ajudou a agregar informações importantes sobre as Cachaças industriais e considerações sobre as produções artesanais.

Curtiu nosso conteúdo ? Compartilhe com os amigos e siga nossas redes sociais. Dê a sua opinião nos comentários abaixo e ajude a espelhar a Cultura Cachaceira para todo Brasil!

facebook           instagram        twitter       youtub-e

3 comentários em “Diferença entre Cachaça Industrial x Cachaça Artesanal

  1. Pascoal D`Angelo

    Por que não constar nos rótulos de que se trata de uma cachaça artesanal , se envelhecida em qual tonel e outras informações para orientação do comprador.

    Curtir

    • Olá Pascoal!

      Em várias delas (Cachaças) constam sim essas informações, mas em outras de fato não. O melhor e mais correto seria de fato uniformizar tudo isso porém a legislação é um pouco falha e aberta nessas questões. Mas hoje em dia, muitos já possuem essa preocupação e colocam em seus rótulos e qualquer dúvida basta perguntar pra gente!

      Abraço!

      Curtir

  2. Pingback: Cachaça: conheça 12 MITOS e FATOS sobre a mais brasileira das bebida – Blog Oficial do Maior e-Commerce de Cachaças do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: