Receitas

Clube CN Gourmet: Carne Cozida com Pimenta Biquinho Flambada com Cachaça Engenho do Coronel

A Cachaçaria Nacional lança o quadro ClubeCN Gourmet em parceria com o nosso querido amigo, Chef Bruno Venga do @entaocozinhe.

IMG_9234.jpg

Ele faz uma receita maravilhosa com a Cachaça do mês de Outubro/2017 do ClubeCN, Engenho do Coronel. Bruno apresenta pratos que qualquer um pode fazer em casa e a ideia do @entaocozinhe é justamente essa: democratizar a cozinha e harmonizar com Cachaça! Recomendamos que você siga o @entaocozinhe nas redes sociais, principalmente o instagram que é bem bacana!

Para ideias e sugestões de pratos, envie pra gente nos comentários abaixo!

Vamos à receita!

Para fazer essa receita não é necessário que a carne seja de primeira, pois é uma receita de longo cozimento e não faz diferença. Claro que não vai comprar uma carne ruim, mas o que queremos dizer é que com o cozimento prolongado, a carne vai ficar macia, suculenta e deliciosa do mesmo jeito. Por exemplo: já usamos Maçã de Peito, Músculo e Chã de Dentro, mas usaremos desta vez Alcatra. Os cortes dos legumes, temperos e acompanhamentos são preparados de forma um pouco rústica. Aos ingredientes:

receita

Checando para não faltar nada:

✓ 1,5 Kg de Carne para cozinhar cortada em cubos;

✓ 1 Cebola Grande;

✓ 1 Maço de Salsinha e Cebolinha;

✓ 200 Gramas de Pimenta Biquinho, separados em 2 porções. Será usado em momentos diferentes no preparo da receita;

✓ 2 Tomates partidos em gomos;

✓ 150g de Bacon picados;

✓ 1 Pimentão Amarelo Picado;

✓ 1 Pimenta Dedo de Moça picada;

✓ 2 Dentes de alho;

✓ 150g de Manteiga;

✓ 1 Dose(50ml) de Cachaça Engenho do Coronel Ouro.

Modo de preparo

Em fogo médio derreta metade da Manteiga em uma panela funda, adicione a cebola picada e o pimentão e deixe suar, até que a cebola comece a brilhar e mudar de cor, é importante usar o fogo médio, pois o fogo baixo demoraria muito para fazer a receita e o fogo alto torna o cozimento irregular da carne.

Vamos para a segunda etapa: adicione o tomate partido em gomos e o bacon picado. O bacon irá soltar a gordura e misturar os sabores aos legumes. Após fritar o bacon, amasse os dentes de alho e jogue na panela. Adicione a pimenta Dedo de moça picadinha na panela para dar a leve ardência e sabor.

Após o cozimento dos legumes e do tempero, chegou a hora de adicionar a carne cortada em cubos. Lembrando que é necessário que a carne tenha uma certa gordura, pois com o processo do cozimento, ela trás macies à carne e naturalmente some pelo longo tempo no fogo.

Adicione uma pitada de sal, metade da pimenta biquinho e metade da cebolinha e salsinha por cima da carne na panela. É importante colocar o restante da manteiga também pois ela irá amaciar e trazer sabor à carne em seu cozimento.

Ainda em fogo médio, cubra a carne de água e tampe a panela. Aguarde o cozimento por aproximadamente uma hora e meia. Mexa um pouco para ver o ponto do caldo, ele deve estar um pouco mais grosso. É hora de adicionar o restante da pimenta biquinho, a salsinha e a cebolinha. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais vinte a trinta minutos.

Hora de verificar o cozimento da carne. A carne tem que estar desfiando, o molho deve estar bem sequinho e os itens adicionados por último incorporados ao molho.

Hora do toque final do Chef Bruno Venga (ou você mesmo), flambar com a Cachaça Engenho do Coronel Ouro Por ser uma panela funda, recomendamos que use um palito de fósforo longo para que não corra o risco de se queimar. Espalhe uma dose da Cachaça por toda a carne e flambe, aguarde o fogo apagar, misture para que evidencie o sabor da Cachaça na carne.

Agora para servir use sua criatividade. Recomendamos uma farofa abaixo da carne, uma pimenta dedo de moça para decorar com um cheiro verde.

IMG_9277.JPG

Veja abaixo o vídeo com essa receita, você pode conferir abaixo:

Curtiu? Viu como é muito fácil fazer? Então não perca tempo e também faça a sua em sua casa e surpreenda seus amigos. Mande uma foto do resultado pra gente!

Compartilhe com os amigos e siga a Cachaçaria Nacional em nossas redes sociais.

facebook           instagram        twitter       youtub-e

 

7 comentários em “Clube CN Gourmet: Carne Cozida com Pimenta Biquinho Flambada com Cachaça Engenho do Coronel

  1. Marcos Pereira

    Show.
    Vou experimentar na primeira oportunidade.
    Obg
    Abs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Antônio Barbosa Pinto da Cunha

    Parece muito bom.
    Vou experimentar.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Esse prato ficou simplesmente maravilhoso e delicioso! Perfeito com a Engenho do Coronel.
    E ainda é uma receita bem fácil de fazer! Só seguir direitinho! Eu aprovei!

    Curtir

  4. Fabiana Oliveira de Araujo

    Receita super fácil! Da vontade de sair fazendo na hora! Chef top, didático e a simpatia em pessoa! O ajudante, melhor pessoa de engraçado!!! Quero mais!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: