Existe copo ideal para degustar Cachaça?

Existe copo ideal para degustar Cachaça?

Tempo de leitura: 3 minutos

Existe copo ideal?

Muitos se perguntam se há um copo ideal para tomar Cachaça, logo, respondo:

Aquele que estiver cheio!

Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa. Pode até parecer estranho para quem sempre tomou em copo de dose, mas existem alguns copos adequados para degustação da Cachaça, que antes de sua concepção, foram feitos estudos e testes com essas variedades de copos e taças, e o intuito de sua criação é proporcionar melhores sensações e riquezas sensoriais em seu paladar.

O rei dos botecos

O rei dos botecos e das reuniões de amigos são os famosos copos Cônico de shots, usado para degustar de forma rápida a Cachaça, possui cerca de 60ml que é o tamanho padrão de doses, porém ele priva a liberação de aromas, sabores e a formação de lagrimas na parede do copo, já que o copo normalmente é servido até o topo. Existe no mercado algumas variações desses tipos de copo. Como por exemplo o copo cônico grande que tem capacidade para 90ml, digamos que é uma dose turbinada. O mais popular dentre os copos de shot é o mini americano, que é um pouco menor com a capacidade de 45ml e está espalhado por todos os cantos.

DSC_1017

Só para Whisky?

O copo old fashioned é muito conhecido pelo de Whisky. Entretanto também pode ser usado para apreciar um bom “On The Rocks” de Cachaça. Exato, cachaça pode e deve ser degustada com gelo nesse “calorzão” do Brasil. Por quê não? Falei disso e outras maneiras de consumir nosso querido destilado no post Beba Cachaça: Diversos modos de consumir a mais brasileira das bebidas

Taças-para-degustação
Taça de Vidro Alambic(100ml), Taça Iso Cachaçaria Nacional(200ml) e Taça De Cristal(65ml)

Taça ISO

Muito usado em competições, rankings e avaliações de cachaças, a Taça ISO foi desenvolvida nos anos 70 e obedece uma série de normas técnicas da ISO 3591. Possui uma capacidade de 200ml. Foi adotada pelo mercado de Cachaça devido a seu formato ideal para degustações. A taça possui um formato alongado, semelhante a um ovo, com um bojo que permite que o liquido se movimente livremente, formando lagrimas na parede e liberando os vapores alcoólicos e aromas da bebida.

boca-da-taça-iso
Estreitamento da boca da taça ISO

O estreitamento da boca da taça é intencional. Dessa forma, os aromas se concentram no interior, evitando que o vapor alcoólico saia. Possui uma haste longa para que ao degustar, o calor das mãos não influencie no sensorial da bebida. Esses tipos de taças também permitem que se observe a cor, oleosidade, limpidez, brilho e a formação das lágrimas da bebida.

Variedade de Taças

Baseada no sucesso da Taça ISO encontramos no mercado outras taças que seguem mais ou menos os mesmos padrões desta. Podemos usar como exemplo as pequenas taças de Cristal, Taças de licores, são muito indicadas para a análise sensorial e visual do nosso querido destilado.

Agora que você está informado, basta escolher seu copo ou taça, uma boa Cachaça Artesanal e degustar! O importante é que seu copo preferido esteja sempre cheio seja ele qual for! Eu mesmo não abandono meu copinho de dose, mesmo com todo o glamour da taça…. Um brinde e Saúde.

Curtiu nosso conteúdo ? Compartilhe com os amigos e siga nossas redes sociais. Dê a sua opinião nos comentários abaixo e ajude a espelhar a Cultura Cachaceira para todo Brasil!

Facebook           instagram        Twitter       youtub-e