Dicas Chave Para Conservar sua Cachaça Após Aberta

Tempo de leitura: 3 minutos

Existe maneira correta ?

Você já deve ter se perguntado algumas vezes quais são as maneiras corretas de armazenar suas Cachaças. Portanto, vou apresentar à vocês, algumas dicas fundamentais para armazenamento correto de suas caninhas e maneiras de conservar o sabor de sua bebida após abrir suas garrafas.

Independente do local escolhido para armazenar suas Cachaças, algumas “Providências” devem ser tomadas para que sua bebida não perca a qualidade e eu não estou falando da Cachaça Providência, rsrs.

Está bom Rafael, mas qual a maneira correta de armazenar a Cachaça?

Não tem segredo!

Diferente das demais bebidas, como o vinho, que deve ser armazenado horizontalmente, a Cachaça não tem posição específica para ser armazenada. Ela pode ser guardada em pé (garrafa na vertical) e também não tem necessidade de controlar a temperatura, podendo ser armazenada em temperatura ambiente.

Dessa forma, ela deve ser armazenada em local seco e onde não haja muita luz direta. Com certeza, nenhum alimentado deve ficar exposto diretamente ao sol. Para garantir a longevidade da Cachaça,  recomendamos que seja guardada em um armário, barzinho, despensas ou adegas em sua residência.

cachaça adega temperatura guardar armazenar qualidade o.png” alt=”Armazenamento-correto” width=”800″ height=”605″ />

Manter a Cachaça sempre bem fechada é primordial. Pois a troca de ar dentro da garrafa com o meio externo, pode fazer com que ela perca suas propriedades, aromas, sabores e principalmente teor alcoólico. Assim, perdendo a qualidade ao longo do tempo.

como conservar a cachaça após aperta dicas conservação cachaça

E a tampa?

Podemos citar pelo menos seis tipos de tampas para cachaças. Existem as de metal, semelhantes a de cerveja, que possui menor eficiência de vedação após aberta. Muitas pessoas acabam perdendo sua cachaça colocando-as de volta, porém a troca de ar continua ocorrendo. O ideal é que você substitua essa tampa por uma rolha sintética.

como conservar a cachaça após aperta dicas conservação cachaça

Não é recomendável usar rolhas de cortiça por um longo período, como 10 anos. Pois com o tempo e o manejo, ela se desgasta e pode sujar sua cachaça. O uso da tampa de rolha de cortiça por um prazo menor está liberado.

Algumas cachaças vêm com rolhas sintéticas, uma tampa muito eficiente. Visto que garante bem a vedação da garrafa pois a rolha adere ao vidro e impede a troca de ar.

como conservar a cachaça após aperta dicas conservação cachaça

Existem algumas tampas de metais que possuem roscas. Elas vedam bem, porém se por algum descuido não for fechada por completa, pode prejudicar a qualidade da sua Cachaça.

como conservar a cachaça após aperta dicas conservação cachaça

Para os mais cuidadosos…

Por isso, criaram uma tampa de metal com rosca um pouco mais eficiente. Contém uma “almofadinha” no fundo da tampa que ajuda a vedação da garrafa.

Para aqueles que buscam algo mais sofisticado, há no mercado uma rolha de silicone que vem com uma bomba que retira o ar de dentro da garrafa. Ela cria um vácuo e torna a oxidação da Cachaça quase zero. Assim, a oxidação acontece quando a Cachaça tem troca de ar constante com o ar de fora, aumentando sua acidez. A Acidez em excesso é um defeito sensorial para seu destilado.

Crédito da imagem: Vacu Vin

O recipiente ideal para armazenar é o vidro, pois é um material neutro e não irá alterar o sabor da Cachaça. Você também pode guardar em barris de madeira, garrafas de inox, mas de maneira alguma usar plástico, acrílico ou qualquer material semelhante.


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça