CN dicas

Dicas Chave Para Conservar sua Cachaça Após Aberta

Você já deve ter se perguntado algumas vezes quais são as maneiras corretas de armazenar suas Cachaças. Agora vou apresentar pra vocês,  algumas dicas fundamentais para armazenamento correto de suas caninhas e maneiras de conservar o sabor de sua bebida após abrir suas garrafas.

Independente do local escolhido para armazenar suas Cachaças, algumas “Providências” devem ser tomadas para que sua bebida não perca a qualidade e eu não estou falando da Cachaça Providência, rsrs.

Está bom Rafael, mas qual a maneira correta de armazenar a Cachaça?

Diferente das demais bebidas, como o vinho, que deve ser armazenado horizontalmente, a Cachaça não tem posição especifica para ser armazenada, pode ser guardada em pé (garrafa na vertical) e também não tem necessidade de controlar a temperatura, podendo ser armazenada em temperatura ambiente.

Ela deve ser armazenada em local seco e onde não haja muita luz direta. Com certeza, nenhum alimentado deve ficar exposto diretamente ao sol. Para garantir a longevidade da Cachaça,  recomendamos que seja guardada em um armário, barzinho, despensas ou adegas em sua residência.

Armazenamento-correto

Manter a Cachaça sempre bem fechada é primordial, pois a troca de ar dentro da garrafa com o meio externo, pode fazer com que ela perca suas propriedades, aromas, sabores e principalmente teor alcoólico, ficando ruim com o passar do tempo.

tampas

Podemos citar pelo menos seis tipos de tampas para cachaças. Existem as de metal, semelhantes a de cerveja, que possui menor eficiência de vedação após aberta. Muitas pessoas acabam perdendo sua cachaça colocando-as de volta, fazendo maior esforço para tentar fecha-la, porém a troca de ar continua ocorrendo. O ideal é que você substitua essa tampa por uma rolha sintética.

Metal

Não é recomendável usar rolhas de cortiça por um longo período, digo longo mesmo, como 10 anos, pois com o tempo e o manejo, ela se desgasta com o tempo e pode sujar sua cachaça. Se for tampar com rolha de cortiça para consumir num prazo menor, sem problemas.

Algumas cachaças vêm com rolhas sintéticas, uma tampa muito eficiente. Ela garante  bem a vedação da garrafa pois a rolha se adere ao vidro e impede a troca do ar da garrafa com o meio externo.

Rolha-Sintética

Existem algumas tampas de metais que possuem roscas. Elas vedam bem, porém se por algum descuido não for fechada por completa, pode prejudicar a qualidade da sua Cachaça.

Metal2

Por isso, criaram uma tampa de metal com rosca um pouco mais eficiente, contém uma “almofadinha” no fundo da tampa que ajuda com a vedação da garrafa.

Metal3

Para aqueles que buscam algo mais sofisticado, há no mercado uma rolha de silicone que vem com uma bomba que retira o ar de dentro da garrafa, cria um vácuo e torna a oxidação da Cachaça quase zero. A oxidação acontece quando a Cachaça tem troca de ar constante da garrafa com o ar de fora, aumentando sua acidez. A Acidez em excesso é um defeito sensorial para seu destilado.

rolha-a-vacuo.png

O recipiente ideal para armazenar é o vidro, pois é um material neutro e não irá alterar o sabor da Cachaça. Você também pode guardar em barris de madeira, garrafas de inox, mas de maneira alguma usar plástico, acrílico ou qualquer material semelhante.

Curtiu nosso conteúdo ? compartilhe com os amigos e siga nossas redes sociais. Dê a sua opinião e nos comentários abaixo:

facebook           instagram        twitter       youtub-e

 

9 comentários em “Dicas Chave Para Conservar sua Cachaça Após Aberta

  1. Ubirahy Caldeira

    Dicas bastante interessantes.
    Gostaria de saber se o armazenamento de cachaça em pequenos barris, oferece vedação adequada à entrada de ar.
    Abraços

    Curtir

  2. amartins23

    Pelo sim ou pelo não toda a cachaça que adquiro, antes de guarda-la, a primeira coisa que faço é substituir a tampa por rolha mesmo sendo as tampas com rosca.
    Não sabia do desgaste da rolha de cortiça. Mas tenho usado muita rolha sintética.
    Em sua opinião, o aproveitamento das rolhas dos vinhos pode provocar alguma alteração significativa no sabor da cachaça?

    Curtir

    • Bem, sinceramente eu nunca vedei com uma rolha de vinho, mas não recomendaria pois ela vem com muito resíduo. Geralmente, se for tinto, vem bem roxa e em contato com a Cachaça, pode sim passar propriedades pra ela. Eu recomendaria rolha novas mesmo. Em mercadões elas são bem baratinhas. A gente até revende aqui na Cachaçaria Nacional também.

      Um abraço!

      Curtir

  3. Onézimo Vieira da Silva

    Gostei muito dessa dica sobre a vedação das garrafas se cachaça depois de abertas. Valeu.

    A partir do mês de janeiro/2018, pretendo fazer parte como membro/sócio da CN, Enquanto isso vou continuar acompanhando as novidades de vocês. Abraços.

    Curtir

    • Olá Onézimo, tudo bem?!

      Obrigado por nos acompanhar! Que bom que está curtindo! Qualquer dúvida é só os enviar! Conte conosco e aguardamos você no ClubeCN em 2018!

      Abraço!

      Curtir

  4. Pingback: Cachaça: conheça 12 MITOS e FATOS sobre a mais brasileira das bebida – Blog Oficial do Maior e-Commerce de Cachaças do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: