Curiosidades

Beba Cachaça: Diversos modos de consumir a mais brasileira das bebidas.

Cachaça pura, Cachaça em drinks, com limão e sal, Cachaça Gelada, Cachaça com frutas, Cachaça na taça, no copinho, no copão, beba Cachaça não importa como, mas aprecie com moderação.

Para o consumo da cachaça há apenas uma regra: Não ter regras, apenas consuma nosso querido destilado da forma que for mais prazeroso pra VOCÊ! A abordagem deste post será de algumas das inúmeras maneiras que o destilado 100% nacional pode ser consumido.

Classica.jpg

 A mais clássica das maneiras de se consumir a Cachaça é totalmente pura, em copinho de shot (dose) ou em uma taça, seja a Cachaça  branca ou envelhecida. A possibilidade de balançar a bebida na taça, antes de beber é a vantagem que ela proporciona,  pois a bebida pode liberar seus aromas e sabores, ficando em descanso. Já o shot é para ser bebido de uma vez, geralmente em uma golada só, e como não há descanso e não tem a possibilidade de balançar a bebida no copinho e claro, cabe menos líquido, a capacidade de análise sensorial é inferior à da taça.

cachaça limão e sal

  Outra maneira de se consumir a Cachaça é com um acompanhamento que harmonize com a bebida, como por exemplo, usa-se muito Limão e sal. Há quem prefira algo um pouco mais sofisticado, semelhante ao Dry Martini. Em uma taça, servir com uma azeitona espetada em um palito, cai muito bem com as cachaças do tipo prata (sem envelhecimento). Bebidas com aroma acentuado e abaunilhada caem bem com uma fruta mais leve e adocicada. Por exemplo uma Cachaça envelhecida em amburana combina com uvas, pêssegos e sobremesas em geral.

Caipinis

   Podemos usar a Cachaça para combinar em drinks, com diversas outras bebidas e ingredientes. Podem-se usar, bebidas mistas, licores de Cachaça, bitters. Basta ter um bom senso e ir testando os sabores. Fizemos o drink Caipinis, bem exótico, que é uma mistura de sabores bem legal e você confere a receita clicando aqui.

DSC_1017.png

  Assim como o destilado norte americano, o Whisky, é totalmente liberado consumir a Cachaça com gelo, porém devemos ficar atentos quanto ao copo no qual devemos servir. O copo ideal é um copo largo com duas a três pedras de gelo. A escolha do copo é importante para o descanso da bebida e liberação de aromas. A Cachaça envelhecida é a melhor opção sensorialmente falando, já que a pura possui menos propriedades e não sofre influência de madeira. O gelo na cachaça derrete e dilui a bebida, proporcionando uma possível melhora na abertura de aromas e uma quebra no sabor alcoólico.

Cachaça com Tônica

  Cachaça com tônica é uma ótima combinação, é usada bastante em drinks, exemplo claro que mostramos no Caipinis, mas também pode-se beber em uma mistura simples de dois ingredientes: Cachaça e Tônica. É recomendado que sempre siga a proporção de 1 dose de Cachaça Branca/Pura para 1 dose e meia de tônica. É um drink que você pode enfeitar com rodelas de limão, abacaxi, morango dentre outras frutas.

DSC_1013

  Guardar a Cachaça no congelador virou um hábito, principalmente em locais muito quentes como no Nordeste. Quando atinge baixas temperaturas a Cachaça abranda seu sensorial e amacia seu paladar. Ideal é que sempre que servir, voltar imediatamente para o congelador, pois devido suas propriedades, a cachaça esquenta muito rápido. Caso queira ousar, deixe-a fora da geladeira e entre um gole e outro as características vão se abrindo e a capacidade sensorial do destilado se revela.

  O intuito deste post é mostrar as diversas maneiras de consumir o destilado Brasileiro, e que seja apreciado com moderação, tornando cada vez mais popular o único destilado 100% nacional. Estou falando apenas de algumas das centenas de combinações possíveis e se você conhece mais alguma que ache interessante, escreva nos comentários abaixo que adicionaremos a este post!

Caso for degustar alguma dessas maneiras mande uma foto para nós.

Curtiu nosso conteúdo ? compartilhe com os amigos e siga nossas redes sociais. Sempre estamos disponíveis para sugestões de temas em nosso blog! Dê a sua opinião nos comentários abaixo:

facebook           instagram        twitter       youtub-e

3 comentários em “Beba Cachaça: Diversos modos de consumir a mais brasileira das bebidas.

  1. Ubirahy Caldeira

    O restaurante Academia da Cachaça, no Rio de Janeiro, servia as bebidas geladas e em copo de GRAPA (de espessura bastante reduzida), o que agregava algo bem especial (não só na apresentação) à sua degustação.
    Devido ao número significativo de “equívocos” de alguns fregueses, que levavam o lindo copo, como brinde, a casa parou de oferecer este serviço realmente especial.
    Experimentem cachaça em copo de grapa!!!
    saúde e…pro santo!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Ubirahy, obrigado por nos acompanhar, sim muito bonito mesmo, o Copo de Grapa também é conhecido por taça Alambic e temos para venda em nosso site, basta clicar 👉👉 https://goo.gl/cqZEor
      Fique atento, pois em breve terá uma matéria aqui no blog falando sobre os diversos copos para a degustação do destilado 100% nacional.
      Saúde é claro, tin tin ! 🍹🥃
      Abraços !

      Curtir

  2. Pingback: Existe copo ideal para degustar Cachaça? – Blog Oficial do Maior e-Commerce de Cachaças do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: