Beba Cachaça: Diversos modos de consumir a mais brasileira das bebidas.

Tempo de leitura: 4 minutos

Como você degusta sua Cachaça?

Cachaça pura, em drinks, com limão e sal, Cachaça Gelada, com frutas, Cachaça na taça, no copinho ou no copão. Beba Cachaça não importa como, mas aprecie com moderação.

Para o consumo da cachaça há apenas uma regra: Não ter regras. Consuma nosso querido destilado da forma que for mais prazerosa pra VOCÊ! A abordagem deste post será de algumas das inúmeras maneiras que o destilado 100% nacional pode ser consumido.

Vai uma dose aí?

A mais clássica das maneiras de se consumir a Cachaça é totalmente pura, em copinho de shot (dose) ou em uma taça, seja branca ou envelhecida. A possibilidade de balançar a bebida na taça, antes de beber é a vantagem que ela proporciona,  pois a bebida pode liberar seus aromas e sabores, ficando em descanso. Já o shot é para ser bebido de uma vez, geralmente em uma golada só, e como não há descanso e não tem a possibilidade de balançar a bebida no copinho e claro, cabe menos líquido, a capacidade de análise sensorial é inferior à da taça.

Aquele acompanhamento de respeito

Outra maneira de se consumir a Cachaça é com um acompanhamento que harmonize com a bebida, como por exemplo, usa-se muito Limão e sal. Há quem prefira algo um pouco mais sofisticado, semelhante ao Dry Martini. Em uma taça, servir com uma azeitona espetada em um palito, cai muito bem com as cachaças do tipo prata (sem envelhecimento). Bebidas com aroma acentuado e abaunilhada caem bem com uma fruta mais leve e adocicada. Por exemplo uma Cachaça envelhecida em amburana combina com uvas, pêssegos e sobremesas em geral.

Caipinis

Ótima opção para drinks

Podemos usá-la para combinar em drinks, com diversas outras bebidas e ingredientes. Podem-se usar bebidas mistas, licores de Cachaça, bitters. Basta ter um bom senso e ir testando os sabores. Fizemos o drink Caipinis, bem exótico, que é uma mistura de sabores muito interessante e você confere a receita clicando aqui.

DSC_1017.png

Com gelo? Pode também

Assim como o destilado norte americano, o Whisky, é totalmente liberado consumir a Cachaça com gelo, porém devemos ficar atentos quanto ao copo no qual devemos servir. O copo ideal é um copo largo com duas a três pedras de gelo. A escolha do copo é importante para o descanso da bebida e liberação de aromas. A Cachaça envelhecida é a melhor opção sensorialmente falando, já que a pura possui menos propriedades e não sofre influência de madeira. O gelo na cachaça derrete e dilui a bebida, proporcionando uma possível melhora na abertura de aromas e uma quebra no sabor alcoólico.

  Cachaça com tônica é uma ótima combinação, é usada bastante em drinks. Exemplo que mostramos no Caipinis, mas também pode-se beber em uma mistura simples de dois ingredientes: Nosso destilado e Tônica. É recomendado que sempre siga a proporção de 1 dose de Cachaça Branca/Pura para 1 dose e meia de tônica. É um drink que você pode enfeitar com rodelas de limão, abacaxi, morango dentre outras frutas.

DSC_1013

Cachaça gelada??

Guardar a Cachaça no congelador virou um hábito, principalmente em locais muito quentes como no Nordeste. Quando atinge baixas temperaturas, ela abranda seu sensorial e amacia seu paladar. Ideal é que sempre que servir, voltar imediatamente para o congelador, pois devido suas propriedades, a cachaça esquenta muito rápido. Caso queira ousar, deixe-a fora da geladeira. Entre um gole e outro as características vão se abrindo e a capacidade sensorial do destilado se revela.

  O intuito deste post é mostrar as diversas maneiras de consumir o destilado Brasileiro, e que seja apreciado com moderação, tornando cada vez mais popular o único destilado 100% nacional. Estou falando apenas de algumas das centenas de combinações possíveis e se você conhece mais alguma que ache interessante, escreva nos comentários abaixo que adicionaremos a este post!

Caso for degustar alguma dessas maneiras mande uma foto para nós.

Curtiu nosso conteúdo ? compartilhe com os amigos e siga nossas redes sociais. Sempre estamos disponíveis para sugestões de temas em nosso blog! Dê a sua opinião nos comentários abaixo:

Facebook           instagram        Twitter       youtub-e