Cachaça do Coronel: Seleção Outubro/17 do Clube CN

Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça neste post tudo sobre as Cachaças do Coronel, produzida em Taquaraçu de Minas, Minas Gerais, seleção do mês de Outubro do ClubeCN, o Clube de Assinaturas da Cachaçaria Nacional. . Escolha criteriosa feita pelos especialistas em Cachaça aqui da CN e em parceria com a Escola da Cachaça, Leandro Dias e João Almeida que fizeram um vídeo com a análise sensorial, que você verá logo abaixo.

    A história das Cachaças do Coronel, começa com o Coronel Emiliano, que teve contato com a Cachaça através de sua família, mais precisamente o seu pai e logo começou a trabalhar em uma mercearia, onde se vendiam muitas Cachaças. Ao degustar as Cachaças que eram compradas pelo seu patrão, Emiliano avaliava quais eram boas, e foi aprendendo sobre a bebida e formando a sua biblioteca sensorial, conseguindo fazer ótimas seleções. Chegou no nível em que seu patrão só comprava as Cachaças aprovadas por ele para revender.

    Depois de alguns anos, montou uma mercearia junto com seu pai e começou a vender Cachaça em grande quantidade, mas apaixonado pelo ofício de Policial, Emiliano ingressou na Polícia Militar, fez o curso de formação de oficiais e passou a dar aula na academia, local onde ministrou durante trinta anos. Em 1975 tornou-se assistente militar do Governador do estado, Dr Aureliano Chaves de Mendonça e em suas viagens com o Governador sempre ganhava Cachaças de presente, bastante o suficiente para tornar-se um colecionador e claro, degustar inúmeras Cachaças pelo Brasil afora.

    Em 2008 comprou o terreno onde hoje funciona o Alambique do Coronel, em Taquaraçu de Minas, estado de Minas Gerais, com intuito de ter uma casa de campo e um pequeno alambique. Porém influenciado pelos amigos por elogiarem a qualidade de sua bebida, resolveu produzir Cachaça Artesanal em escala comercial.

E se orgulha da frase:

“Muitas Cachaças tem fama, mas a do Coronel tem qualidade.”

    O nome das Cachaças são bem sugestivas, Reserva do Coronel e Engenho do Coronel. Segundo Coronel Emiliano, o nome é uma homenagem aos mais de trinta anos de serviços prestados à corporação da Polícia Militar.

clube assinaturas análise cachaças do coronel colecionador degustar alambique artesanal ” alt=”Oficial” width=”1359″ height=”554″/>

    Há uma particularidade na produção das Cachaças do Coronel Emiliano, ele cultiva e busca comprar cana-de-açúcar que não tenha sido adubada com esterco, pois o adubo contém ureia e quando há  contato da ureia com a cana, é formado o Carbonato de Etila, que é um composto muito ruim na produção da Cachaça. O Ministério da Agricultura define um limite máximo para essa substância, caso ultrapasse, a Cachaça deve ser utilizada para a produção de álcool. O processo de adubação do coronel é orgânico e ele visa a otimização do plantio e do manejo da cana-de-açúcar da maneira mais pura possível.

    Na seleção deste mês você receberá uma Engenho do Coronel Ouro 670ml: a Cachaça é um blend de Carvalho e Amburana que possui uma graduação alcoólica de 40%, tem um sabor macio e adocicado e envelhecida por 2 anos e 6 meses. Os assinantes também receberão uma Reserva do Coronel, que é a “TOP LINE” do Alambique do Coronel Emiliano. É um blend de três madeiras, que possui 40% de graduação alcoólica. Carvalho Amburana e Bálsamo são as madeiras de seu envelhecimento, sendo o tempo de descanso 2 anos e 6 meses. As mistura das madeiras tornam a receita única e um sabor extraordinário, complexo e que é melhor apreciada em doses lentamente.

    Quer conhecer mais sobre a produção das Cachaças do Coronel Emiliano? Fizemos uma visita ao alambique e batemos um papo com o Emiliano que fala sobre a história com a Cachaça e mostra detalhadamente toda a linda estrutura e todo o processo de produção. Confira no vídeo abaixo:

    Saiba tudo sobre e assine o Clube CN. Por apenas R$ 99,90 mensais, você recebe todo mês, duas cachaças de no mínimo 500 ml + uma miniatura de 160 ml edição de colecionador com um rótulo diferente a cada mês e exclusividade da Cachaçaria Nacional, e ainda recebe 10% de desconto em TODOS os produtos do nosso site.

BOTÃO-QUERO-ASSINAR-O-CLUBE-CN.png

    Não deixe de assistir! Nossos parceiros João Almeida e Leandro Dias da Escola Cachaça fizeram a análise sensorial da seleção de Outubro/2017 sobre as Cachaças do Coronel, falando tudo o que acharam sobre as Cachaças e com dicas muito especiais de harmonização. Eles também encontraram uma característica INÉDITA na análise sensorial de uma delas. Veja todo o vídeo abaixo!

    Gostou do conteúdo ? Dê sua opinião, curta, compartilhe e ajude-nos a espalhar a Cultura Cachaceira para todo Brasil e por todo mundo!

facebook           instagram        twitter       youtub-e