Notícias

Aprenda harmonizar Cachaças e queijos

A Cachaça brasileira está fazendo intercâmbio gastronômico com queijos europeus. Era a harmonização que todos nós buscávamos!

Com incentivo do Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira em parceria com a União Europeia e com a ajuda de Especialistas no assunto, como  José Amarante, pesquisador e autor do livro – “Queijos do Brasil e do Mundo para iniciantes e apreciadores” e Renato Frascino, fundador do Clube Brasileiro da Cachaça de Alambique, o projeto saiu do papel.

José-Osvaldo-do-Amarante-e-Renato-Frascino.png

Eles estão incentivando e desenvolvendo a harmonização de sabores de queijos europeus com a nosso destilado Brasileiro.  Toda a cadeia produtiva e de distribuição já provou que Cachaça não é uma bebida de qualidade inferior. Agora eles tem a missão de criar e apresentar para todos nós, harmonizações sensacionais para reafirmar a boa qualidade e a complexidade da Cachaça, produto 100% nacional com diversos queijos renomados mundo afora. Algumas sugestões feitas estão abaixo:

queijo Livarot
Queijo Livarot Francês

Queijos de Massa mole e casca florida, dentre os mais conhecidos estão, Camembert, Brie, Coulommiers, Chaource, Sint-Marcellin e Brillat-Savarin harmonizam bem com Cachaças puras ou que passam por madeiras neutras, tipo Jequitibá  que possui aromas cítricos da cachaça e valorizam o sabor do queijo.

 

Taleggio cheese
Queijo Taleggio Italiano

Queijos de massa mole e casca lavada como Livarot, Époisses, Mont d’Or, Munster, Maroilles (França), Taleggio (Itália), VacherinMont d’Or (Suíça), Limburger e Romadur (Alemanha) combinam com as Cachaças envelhecidas em castanheira e bálsamo. A adstringência e o sabor alcoólico valorizam a citricidade láctea do queijo, balanceando com o sabor de frutos secos e o ligeiro toque amendoado com a gordura do álcool e o sabor da cana. Essas Cachaças possuem um paladar bem definido e uma propriedade digestiva.

 

Tomme de Savoie
Queijo Tomme de Savoie Francês

Queijos de massa prensada não cozida ou semidura como por exemplo os Reblochons, Saint-Paulin, Saint-Nectaire, Morbier, Tomme de Savoie, Abondance, Mimolette, (França), Gouda, Edam (Holanda) e Manchego (Espanha) combinam perfeitamente com Cachaças envelhecidas em barris de Amburana, por terem sabores e aromas da fruta do cacau, côco e uma leve lembrança de cocada.

 

Queijo Maasdam (Holanda)
Queijo Maadsman Holandês

Queijos de massa prensada cozida ou dura, podemos pegar o Beaufort, Comté (França), Emmental (França e Suíça), Gruyère (Suíça) e Maasdam (Holanda) são facilmente harmonizados com Cachaças envelhecidas em tonéis de Carvalho, seja ele francês ou americano.

 

Blue cheese
Queijo Gorgonzola Italiano

Os queijos de massa Azul, são especialidades como Roquefort, Fourme d’Ambert, Bleu d’Auvergne, BleudesCausses (França) e Gorgonzola (Itália) tendem a harmonizar com Cachaças mais complexas, assim como o queijo, o ideal é que acompanhe um blend, ou Cachaças envelhecidas em Canela e Sassafrás.

Após se informar e fazer esse intercambio de sabores é sua vez de harmonizar, basta escolher os queijos e aquela boa cachaça artesanal e degustá-los.

Mas aprecie com moderação !

Não esqueça de Curtir nosso conteúdo e compartilhar com os amigos. Sempre estamos disponíveis para sugestões de temas a serem abordados em nosso blog! Dê a sua opinião nos comentários abaixo:

facebook           instagram        twitter       youtub-e

Rafael Araújo é empresário, co-fundador da Cachaçaria Nacional, especialista em cachaça e cerveja. Apaixonado pelo Galo (Atlético Mineiro), Crossfit, Triathlon, Corrida e Marketing Digital.

0 comentário em “Aprenda harmonizar Cachaças e queijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: