CN dicas Curiosidades

10 Dicas Chave Para Melhor Apreciar Sua Cachaça

A Cachaça é nossa, produzimos o destilado 100% nacional desde os anos 1500, porém muita coisa mudou desde o início e o que era antes sinônimo de bebida pejorativa, hoje é produto símbolo do Brasil no exterior e cada vez mais reconhecida como um destilado complexo e de qualidade, com consumo e interesse crescentes tanto dentro como fora do país.

Para os leigos, preparamos algumas respostas à dúvidas que surgem quando o assunto é Cachaça e acreditamos que ao final deste post, você terá aprendido bastante e poderá degustar uma boa Cachaça Artesanal bem melhor do que antes.

1 – Cachaça tem prazo de validade ?

Clock and Calendar Icon

Cachaça não tem prazo de validade, porém é necessário ficar atento em relação a garrafa, rolha, barril e seu armazenamento. Veja se a bebida está com resíduos, se a rolha, ou a tampa deteriorou-se e se impurezas passaram para o líquido. Deve-se  ter atenção também no armazenamento. Bebidas com rolhas (naturais de cortiça) é necessário um tipo de armazenamento como nos vinhos em que a Cachaça esteja sempre em contato com a rolha, para que ela fique úmida e inchada e evite a evaporação do álcool, aromas e a deterioração da própria rolha.

Hoje a prática é tampar as garrafas com rolhas sintéticas, pois não há uma necessidade de um armazenamento especial. Se você possui uma Cachaça considerada relíquia, porém não sabe se ela foi armazenada de forma correta, tampada, é simples, abra cuidadosamente, prove-a, vede bem, se usar rolhas sintéticas a tendência de preservar os sabores e suas propriedades é maior.

2 – Cachaça da dor de cabeça?

Dor de cabeça.jpg

Claro, toda bebida no mundo consumida em excesso sem os devidos cuidados poderá gerar efeitos colaterais diversos, principalmente a dor de cabeça.

Mas os sintomas da Ressaca, que vimos no post A invenção do ano: A cura da ressaca, já não nos assusta tanto assim.

A dica para o consumo da Cachaça, um destilado com alto teor alcoólico, é que o intervalo entre as doses deve ser de mais ou menos 20 a 30 minutos, sempre  com ingestão constante de água entre um dose e outra. De preferência, 200 ml para cada dose.

Mas, não há preocupação com o consumo do destilado e inclusive podemos citar inúmeras vantagens da Cachaça como as do post Um brinde para a Cachaça: faz bem a saúde e combina com a balança .

3 – Cachaça com banana, morango, gengibre e outros ingredientes sem ser cana-de-açúcar ?

Bebida mista de achaça de Banana.jpg

NÃO, Cachaça é somente o mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar sem qualquer aditivo. As demais bebidas de Cachaças com qualquer outro ingrediente são denominadas de bebida mista como na legislação brasileira.

Mais uma vez, os requisitos para que a bebida seja chamada de Cachaça:

  • Destilado Originado da Cana-de-açúcar;
  • Possuir graduação alcoólica entre 38% e 48%;
  • Não ter adição de açúcares;
  • Não possuir extratos de sabores.

Qualquer receita diferente desta, ou é bebida composta/mista ou aguardente, que também de acordo com os requisitos da legislação não podem passar de 54% de graduação alcoólica e começam acima de 48%.

Temos ótimas bebidas mistas no site. Acesse por aqui: Bebidas Compostas

4 – Reserva pessoal é uma ‘boa ideia’ ?

Reserva pessoal.jpg

É uma ótima ideia, porém não há como você envelhecer sua Cachaça em grande escala e com o intuito de comercialização. Para envelhecimento em grande escala é necessário que haja um profissional que irá seguir as normas de produção previstas por lei. Mas em uma escala para consumo próprio é muito interessante e prazeroso, tanto para que veja a transformação da Cachaça pura em envelhecida, quanto para formar a sua biblioteca sensorial.

  • Busque uma loja especializada em Barris; Na CN trabalhamos com barris de alta qualidade, procedência e garantia. Clique Aqui para Barris
  • Não envernizar/pintar/encerar o barril;
  • Escolher uma boa Cachaça de Alambique descansada em inox/branca;
  • Buscar uma Cachaça de Graduação Alcoólica mais alta, para que fique com bom teor alcoólico após o envelhecimento. (A graduação tende a baixar com o tempo com uma pequena evaporação);
  • Escolher uma dentre as mais de 25 madeiras, cada madeira tem sua propriedade especifica;
  • Acompanhe semanalmente o desenvolvimento da sua reserva;
  • Quanto menor o barril o envelhecimento acontece mais rápido. Ou seja, mais um motivo para análise constante para que não passe do ponto;
  • Ao consumir a Cachaça de sua reserva, sempre complete com Cachaça de alambique descansada em inox/branca à medida que o barril for esvaziando.

5 – Cachaça envelhecida na Caipirinha?

copo-caipirinha

Cada madeira desperta uma característica especifica na Cachaça. Algumas Cachaças Envelhecidas misturadas com os ácidos do limão podem falhar na caipirinha.

Recomendamos usar Cachaças envelhecidas em madeiras neutras, por exemplo Amendoim do Campo, Jequitibá branco e Freijó, esse tipo pode melhorar ainda mais a caipirinha produzindo um drink espetacular. Mas vale o teste também com Cachaças descansadas por pouco tempo em madeiras como o Bálsamo.

 

6 – Cachaça gelada é boa ?

Cachaça Gelada

É boa sim senhor! A Cachaça gelada pode ter o seu sabor realçado e oferece uma infinidade de oportunidades sensoriais. Levando em conta que o clima do nosso país é tropical, essas oportunidades sensoriais podem ser melhoradas adicionando gelo. A Cachaça é democrática então deixe a cachaça na geladeira ou adicione algumas pedrinhas de gelo em sua dose ou drink sem problema algum. No nordeste do país, principalmente é mais do que comum a Cachaça ficar no congelador. Pelo teor alcoólico ela não congela e fica uma delícia!

7 – Rum e Cachaça são a mesma coisa ?

Rum e Cachaça

De forma alguma. A Cachaça é o primeiro destilado das Américas, produzido por escravos, com registro dos primeiro relatos por volta de 1500. Nasceu pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar.

Já o Rum tem origem no Caribe, com registros na América central. Os holandeses após serem expulsos da costa brasileira, passaram a produzir o Rum nas terras caribenhas.

Todas as duas bebidas são destilados, porém o Rum é feito com melaço e um caldo cozido da cana-de-açúcar, enquanto a cachaça é feita com a garapa crua.

Podemos classificar a cachaça pelos seus mais de 25 tipos de madeiras usadas para o envelhecimento e que com vários testes em novas madeiras em andamento. Já pra o envelhecido dos Runs, utilizam-se apenas o carvalho por seguirem uma tradição.

8 – Diferenças entre Cachaças: branca e prata

Cor da Cachaça.jpg

Cachaça branca ou pura é aquela que é descansada em inox e não passa por nenhum processo de envelhecimento em madeira.

Cachaça Prata chamamos a bebida que é armazenada em madeiras neutras, como amendoim, jequitibá, freijó, peroba dentre outras que não impõe características visuais ao nosso destilado e podem e devem ser nomeadas de pratas, tradicionais ou clássicas.

9 – Cachaça envelhecida x Cachaça armazenada

cachaca-artesanal

A Cachaça para ser envelhecida ela deve ser maturada em barris com até 700 litros por um período superior a um ano. A legislação permite que a bebida pode ser misturada na proporção de meio a meio com outra cachaça que foi armazenada em tonéis maiores e permanecer com a nomenclatura de envelhecida.

Já as armazenadas apenas descansam em recipientes de madeira, com tempo  inferior a um ano.

10 – Qual é a melhor cachaça ?

Melhor Cachaça

Impossível definir. São pelo menos 4.500 marcas Cachaça homologadas pelo Ministério da Agricultura além de diversos tipos como já dissemos acima no post. Há alguns concursos, rankings e premiações que buscam selecionar as melhores Cachaças do mundo com classificações e análises de especialistas do setor.

Além disso, gosto é algo muito particular e cada um tem o seu. Neste caso a melhor maneira de saber qual é a melhor cachaça, é degustar todas que você tiver oportunidade e ir formando a sua biblioteca sensorial e selecionando os tipos que mais gosta até encontrar a perfeita pra você.

Quer receber em sua casa duas cachaças selecionadas por especialistas todo mês, sempre diferentes para lhe ajudar a encontrar a que mais gosta? Participe do ClubeCN o maior Clube de Assinaturas de Cachaças do Brasil!

QUERO-PARTICIPAR-DO-CLUBE-CN

Curtiu nosso conteúdo? Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais! Curta nosso conteúdo e compartilhe com os amigos, estamos abertos para sugestões de temas a serem abordados em nosso blog! Dê a sua opinião nos comentários abaixo:

facebook           instagram        twitter       youtub-e

3 comentários em “10 Dicas Chave Para Melhor Apreciar Sua Cachaça

  1. Estou tomando neste fds uma Weber Haus 7 madeiras !

    Curtir

  2. Pingback: Cachaça: conheça 12 MITOS e FATOS sobre a mais brasileira das bebida – Blog Oficial do Maior e-Commerce de Cachaças do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: