10 dicas para degustar Cachaça

Tempo de leitura: 7 minutos

A Cachaça é nossa, produzimos o destilado 100% nacional desde os anos 1500, porém muita coisa mudou desde o início. Assim, o que era antes sinônimo de bebida pejorativa, eventualmente se tornou o produto símbolo do Brasil. Por ser uma bebida complexa e de qualidade, tem conquistado o paladar de várias pessoas, consequentemente com consumo e interesse crescentes dentro e fora do país.

Mas para os leigos talvez ainda deve haver muitas duvidas em relação a essa bebida. Por isso, preparamos esse post para vocês e acreditamos que ao final dele você vai estar sabendo bem como degustar Cachaça!

1 – Cachaça tem prazo de validade?

Nosso destilado não tem prazo de validade, porém é necessário ficar atento em relação a garrafa, rolha, barril e seu armazenamento. Veja se a bebida está com resíduos, se a rolha, ou a tampa deteriorou-se e se impurezas passaram para o líquido. Deve-se  ter atenção também no armazenamento. Bebidas com rolhas (naturais de cortiça) precisam de armazenamento como nos vinhos. A Cachaça precisa estar em contato com a rolha para que ela fique úmida e inchada e evite a evaporação do álcool, aromas e a deterioração da própria rolha.

Hoje a prática é tampar as garrafas com rolhas sintéticas, pois não há uma necessidade de um armazenamento especial. Se você possui uma Cachaça considerada relíquia, porém não sabe se ela foi armazenada de forma correta, tampada, é simples. Abra cuidadosamente, prove-a, vede bem. Se usar rolhas sintéticas a tendência de preservar os sabores e suas propriedades é maior.

2 – Cachaça da dor de cabeça?

Claro, toda bebida consumida em excesso sem os devidos cuidados poderá gerar efeitos colaterais diversos, principalmente a dor de cabeça.

Mas os sintomas da Ressaca, que vimos no post “A invenção do ano: A cura da ressaca”, já não nos assusta tanto assim.

A dica para o consumo é que o intervalo entre as doses deve ser de mais ou menos 20 a 30 minutos. Sempre  com ingestão constante de água entre um dose e outra. De preferência, 200 ml para cada dose.

Mas, não há preocupação com o consumo do destilado e inclusive podemos citar inúmeras vantagens da Cachaça como as do post “Um brinde para a Cachaça: faz bem a saúde e combina com a balança”.

3 – Existe Cachaça com banana, morango, gengibre e outros ingredientes sem ser cana-de-açúcar?

NÃO, Cachaça é somente o mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar sem qualquer aditivo. As demais bebidas de Cachaças com qualquer outro ingrediente são denominadas de bebida mista como na legislação brasileira.

Mais uma vez, os requisitos para que a bebida seja chamada de Cachaça:

  • Destilado Originado da Cana-de-açúcar;
  • Possuir graduação alcoólica entre 38% e 48%;
  • Não ter adição de açúcares;
  • Não possuir extratos de sabores.

Qualquer receita diferente desta, ou é bebida composta/mista ou aguardente, que também de acordo com os requisitos da legislação não podem passar de 54% de graduação alcoólica e começam acima de 48%.

Temos ótimas bebidas mistas no site. Acesse por aqui: Bebidas Compostas

4 – Reserva pessoal é uma “boa ideia”?

É uma ótima ideia, porém não há como você envelhecer sua Cachaça em grande escala e com o intuito de comercialização. Para envelhecimento em grande escala é necessário que haja um profissional que irá seguir as normas de produção previstas por lei. Mas em uma escala para consumo próprio é muito interessante e prazeroso, tanto para que veja a transformação da Cachaça pura em envelhecida, quanto para formar a sua biblioteca sensorial.

  • Busque uma loja especializada em Barris; Na CN trabalhamos com barris de alta qualidade, procedência e garantia. Clique Aqui para Barris
  • Não envernizar/pintar/encerar o barril;
  • Escolher uma boa Cachaça de Alambique descansada em inox/branca;
  • Buscar uma Cachaça de Graduação Alcoólica mais alta, para que fique com bom teor alcoólico após o envelhecimento. (A graduação tende a baixar com o tempo com uma pequena evaporação);
  • Escolher uma dentre as mais de 25 madeiras, cada madeira tem sua propriedade especifica;
  • Acompanhe semanalmente o desenvolvimento da sua reserva;
  • Quanto menor o barril o envelhecimento acontece mais rápido. Ou seja, mais um motivo para análise constante para que não passe do ponto;
  • Ao consumir a Cachaça de sua reserva, sempre complete com Cachaça de alambique descansada em inox/branca à medida que o barril for esvaziando.

5 – Cachaça envelhecida na Caipirinha?

Cada madeira desperta uma característica específica na Cachaça. Algumas Cachaças Envelhecidas misturadas com os ácidos do limão podem falhar na caipirinha.

Recomendamos usar Cachaças envelhecidas em madeiras neutras, por exemplo Amendoim do Campo, Jequitibá branco e Freijó, esse tipo pode melhorar ainda mais a caipirinha produzindo um drink espetacular. Mas vale o teste também com Cachaças descansadas por pouco tempo em madeiras como o Bálsamo.

6 – Cachaça gelada é boa ?

É boa sim senhor! A Cachaça gelada pode ter o seu sabor realçado e oferece uma infinidade de oportunidades sensoriais. Levando em conta que o clima do nosso país é tropical, essas oportunidades sensoriais podem ser melhoradas adicionando gelo. A Cachaça é democrática então deixe-a na geladeira ou adicione algumas pedrinhas de gelo em sua dose ou drink sem problema algum. No nordeste do país, principalmente é mais do que comum a Cachaça ficar no congelador. Pelo teor alcoólico ela não congela e fica uma delícia!

7 – Rum e Cachaça são a mesma coisa ?

De forma alguma. A Cachaça é o primeiro destilado das Américas, produzido por escravos, com registro dos primeiro relatos por volta de 1500. Nasceu pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar.

Já o Rum tem origem no Caribe, com registros na América central. Os holandeses após serem expulsos da costa brasileira, passaram a produzir o Rum nas terras caribenhas.

Todas as duas bebidas são destilados, porém o Rum é feito com melaço e um caldo cozido da cana-de-açúcar. Já a cachaça é feita com a garapa crua.

Podemos classificar a cachaça pelos seus mais de 25 tipos de madeiras usadas para o envelhecimento e que com vários testes em novas madeiras em andamento. Já pra o envelhecido dos Runs, utilizam-se apenas o carvalho por seguirem uma tradição.

8 – Diferenças entre Cachaças: branca e prata

Branca ou pura é aquela que é descansada em inox e não passa por nenhum processo de envelhecimento em madeira.

A Prata é armazenada em madeiras neutras. Como amendoim, jequitibá, freijó, peroba dentre outras que não impõe características visuais ao nosso destilado e podem e devem ser nomeadas de pratas, tradicionais ou clássicas.

9 – Cachaça envelhecida x Cachaça armazenada

Para ser envelhecida, a Cachaça deve ser maturada em barris com até 700 litros por um período superior a um ano. A legislação permite que a bebida seja misturada na proporção de meio a meio com outra cachaça que foi armazenada em tonéis maiores e permanecer com a nomenclatura de envelhecida.

Já as armazenadas apenas descansam em recipientes de madeira, com tempo  inferior a um ano.

10 – Qual é a melhor cachaça ?

Impossível definir. São pelo menos 4.500 marcas homologadas pelo Ministério da Agricultura além de diversos tipos como já dissemos acima no post. Há alguns concursos, rankings e premiações que buscam selecionar as melhores Cachaças do mundo com classificações e análises de especialistas do setor.

Além disso, gosto é algo muito particular e cada um tem o seu. Neste caso a melhor maneira de saber qual é a melhor é degustar todas que você tiver oportunidade e ir formando a sua biblioteca sensorial e selecionando os tipos que mais gosta até encontrar a perfeita pra você.

Quer receber em sua casa duas cachaças selecionadas por especialistas todo mês, sempre diferentes para lhe ajudar a encontrar a que mais gosta? Participe do ClubeCN o maior Clube de Assinaturas de Cachaças do Brasil!


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça