CN dicas Curiosidades

5 cidades que a Cachaça tem grande importância

A história da cachaça se confunde com a do nosso próprio país, relatos dizem que a cachaça começou a ser produzida por volta de 1515, após a vinda dos portugueses para a exploração da cana-de-açúcar. Já conhece a história completa da Cachaça ?

No post A cachaça é nossa: Dia 13/09 Dia Nacional da Cachaça você aprenderá algumas curiosidades sobre a Cachaça, desde seu descobrimento até a sua importância atual na economia. (Para aprofundar-se ainda mais, recomendamos o livro digital mais didático que conhecemos: Os Segredos da Cachaça)

Hoje a bebida é fabricada em diversos cantos do nosso Brasil e é motivo de orgulho por ser 100% nacional. Algumas dessas regiões produtoras integram o circuito da Cachaça.

Pioneira na organização de roteiros para a Cachaça, Minas Gerais criou e consolidou o Circuito Turístico da Cachaça. Se você é apreciador de Cachaça anote aí as cidades que você deve visitar: Salinas, Taiobeira, Rubelita, Fruta de Leite e Indaiabira.

1 – Salinas – Minas Gerais

Salinas01

Ao visitar Salinas, que tem a cachaça como uma das principais bases econômicas e também é conhecida mundialmente como Capital Mundial da Cachaça, você terá mais de 50 produtores para poder visitar e degustar suas cachaças. Visite-a em Julho, pois o governo do estado promove o Festival mundial da Cachaça, é uma festança que só. Na cidade tem um museu imperdível que conta a história da Cachaça de forma bem dinâmica. Alguns alambiques que você não pode perder: Cachaça Havana e Anísio Santiago, Cachaça Salinas, Cachaça Seleta, Cachaça Tabúa, Cachaça Sabiá, Cachaça Canarinha, Cachaça Bandarra. Recomendamos também conhecer em Taiobeiras, cidade próxima à Salinas, as Dornas Havanas, que produz lindos barris para envelhecimento de Cachaça.

2 – Betim –  Minas Gerais

eas0030

Temos uma cidade pertinho da capital mineira, chamada Betim, cidade de origem da Cachaça Vale Verde e minha Deusa. Lá você pode visitar o Parque Ecológico Vale Verde, que conta com o lindo Museu da Cachaça, com aproximadamente dois mil exemplares de vários rótulos antigos de Cachaças de todo Brasil. Claro, também visita o alambique da marca, além das atrações ecológicas do parque que possui um belo criatório de aves e outros animais.

3 – Castelo do Piauí – Piauí

DIGITAL CAMERA

Agora vamos para o Nordeste, mais precisamente para o município de Castelo do Piauí, localizado no estado de Piauí. A cidade possui a maior produção de Cachaça do estado e também promove em Julho um festival voltado para a degustação do nosso destilado, o Cachaça Fest.

4 – Cidade de Areia – Paraíba

cidade de areoia paraiba

Ainda no Nordeste na Cidade de Areia na Paraíba, ainda preserva a herança colonial com uma boa quantidade de engenhos ativos. Cidade conta com o Museu do Brejo Paraibano, que da atenção à cultura relacionada à cana-de-açúcar. O museu funciona em uma antiga fazenda do período colonial e vale muito a pena visitar.

5 – Paraty – Rio de Janeiro

Paraty no Rio de Janeiro também é uma cidade de grande importância para cultura cachaceira. Ela é sede da Festa da Cachaça desde 1982, que é sempre realizada no mês de agosto. A festa é uma das mais tradicionais que ocorrem na cidade e durante a realização, os alambiques ficam abertos para visitação do público, onde ao final das visitas, há um momento para degustar as cachaças de cada produtor.

Cidade de Paraty RJ

Gostou do conteúdo?  Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo e compartilhar com os amigos. Estamos abertos para sugestões de temas!  você também faz parte da cultura cachaceira, dê sua opinião!

facebook           instagram        twitter       youtub-e

3 comentários em “5 cidades que a Cachaça tem grande importância

  1. O museu da cachaça em Salinas está fechado faz tempo (pelo menos estava até fevereiro).

    Curtir

  2. Romulo Feitosa

    Faltou falar as cachaças de Areia PB , cachaça IPUEIRA , MAtuta , Triunfo , Vitória , Serra de Areia ,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: