CN dicas Curiosidades

9 Dicas de como identificar uma Cachaça de qualidade

Há quem diga que não há dia para beber (“qualquer dia é dia”) e quem prefira tomar uma somente aos finais de semana, num happy hour ou naquela confraternização. Também há quem fique procurando motivo para beber o tempo todo, mas o melhor motivo para degustar é o simples momento de prazer,  a apreciação sensorial pelo nosso querido destilado.

Degustada em cada canto do país, a Cachaça ganhou diversos apelidos por onde passa. Cada região carinhosamente escolheu um nome, com sua característica cultural. Neste post vou orientá-los a por meio de nove dicas, como identificar se uma Cachaça é de qualidade ou não com alguns passos básicos.

 

01 – Açúcares mascaram sabores ruins

Cachaça 01.jpg

Ao degustar uma Cachaça, é necessário observar seu aroma, a sua “agressividade”, a acidez, o sabor alcoólico inicial, residual e seu retrogosto. Deve-se ficar atento à doçura da bebida, onde algumas vezes alguns produtores adicionam sacarose e açúcares para mascarar algum sabor desagradável em seu destilado, então fique atento. Cachaça NÃO possui açúcar em sua composição em nenhuma hipótese.

 

02 – Cachaça deve ser limpa ou límpida

Cachaça 3.jpg

Uma Cachaça de qualidade tem que ser límpida, transparente e sem resíduos. Um dos processos do controle de qualidade da fabricação do destilado 100% Brasileiro é o processo de filtragem, que é de grande importância. E novamente, deve-se observar o aroma, que além de agradável, não pode ser agressivo e tem que despertar a sua vontade de saborear a Cachaça.

 

03 – Você pensa que Cachaça é água?

Cachaça 1

Cachaça não é água não, a Cachaça de qualidade deve conter uma viscosidade diferente da água ao servir ela deve escorrer lentamente da garrafa e também deve haver lágrimas no copo ou taça logo após servir. Por isso usa-se copos cônicos e taças para degustá-las, sempre transparentes, para que possamos fazer essa análise visual criteriosa.

 

04 – Diferentes Cachaças, gostos diferentes

Cachaça 4

Cada Cachaça possui uma característica e um paladar singular, ou seja, cada uma possui um sabor, graduação alcoólica, adstringência, pungência. picância onde o degustador ao beber consegue diferenciar se ela é uma Cachaça adocicada, ácida, amarga, salgada, frutada dentre outras características do próprio destilado que podem vir com a Cachaça pura ou com a influência do envelhecimento ou armazenagem em barris de madeira.

 

05 – Se hidrate, água é vida; se alimente, comida é energia

beber agua

Devido ao alto teor alcoólico das Cachaças, é necessário beber água entre uma dose e outra, também é necessário alimentar-se. Comer pães de diversos tipos de forma pura, sem condimentos é uma ótima opção no momento de uma degustação mais criteriosa.

 

06 – É necessário tempo

Cachaça 5.jpg

Você precisa de tempo entre uma dose e outra. O recomendável é que você espere de 15 a 20 minutos entre uma dose de Cachaça e outra. Já para coquetéis e batidas é necessário um tempo maior, de 20 a 30 minutos em média.

 

07 – Aroma Suave

Cachaça 2.jpg

Geralmente uma Cachaça de qualidade possui um aroma bem suave, não pode agredir o nariz e nem sentir uma ardência muito forte. Há um costume entre os degustadores que agitam a garrafa antes de abri-la para observar a quantidade de bolhas formadas. Muitos chamam de rosário e quanto maior for a quantidade de bolhas, melhor é a qualidade da Cachaça.

 

08 – Armazenamento

armazenamento.jpg

As Cachaças de qualidade devem ficar armazenadas de maneira correta, sejam em tonéis de madeira ou inox, em local fresco e arejado, de forma que possam trocar suas propriedades com a madeira, ou descansar em dornas de inox. Produtos com envelhecimento por mais tempo ganham status e aumentam seu valor agregado.

 

09 – Tudo em seu tempo

preparando solo.jpg

Para produzir uma Cachaça de qualidade, é necessário um cuidado desde o plantio da cana-de-açúcar. É preciso a escolha certa do terreno, uma boa preparação do solo, uma colheita e manejo cuidadoso, e uma seleção criteriosa das canas colhidas. A colheita deve ser feita em uma época correta e propícia para o tempo correto para que a cana atinja seu teor de brix (quantidade de açúcar) ideal.

Observando e conhecendo as Cachaças que compra, todos os seus processos e fazendo algumas análises prévias, sempre terá consigo uma ótima Cachaça Artesanal de alambique para degustar prazerosamente sozinho ou com amigos e familiares!

Um brinde a Cachaça Artesanal de qualidade!

Acompanhe-nos nas redes sociais, curta nosso conteúdo e compartilhe com os amigos.

facebook           instagram        twitter       youtub-e

4 comentários em “9 Dicas de como identificar uma Cachaça de qualidade

  1. ARNALDO ANTUNES DE SIQUEIRA

    Muito legal
    Continue dando informações sobre a cachaça

    Curtido por 1 pessoa

  2. Marcos Pereira

    Parabéns.
    Os comentários de vcs são sempre interessantíssimos e úteis.
    Sou apreciador e não conhecedor e as dicas de vcs sempre nos ajudam a conhecer um pouco mais desse NOSSO produto.
    Abs.

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigado Marcos, nosso intuito é orientar os apreciadores para sempre buscarem produtos de qualidade.
      Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais, que logo logo você será um especialista 🤜🤛

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: