9 Dicas de como identificar uma Cachaça de qualidade

9 Dicas de como identificar uma Cachaça de qualidade

Tempo de leitura: 4 minutos

Há quem diga que não há dia para beber (“qualquer dia é dia”) e quem prefira tomar uma somente aos finais de semana, num happy hour ou naquela confraternização. Também há quem fique procurando motivo para beber o tempo todo, mas o melhor motivo para degustar é o simples momento de prazer,  a apreciação sensorial pelo nosso querido destilado.

Degustada em cada canto do país, a Cachaça ganhou diversos apelidos por onde passa. Cada região carinhosamente escolheu um nome, com sua característica cultural. Neste post vou orientá-los a por meio de nove dicas, como identificar se uma Cachaça é de qualidade ou não com alguns passos básicos.

01 – Açúcares mascaram sabores ruins

Ao degustar uma Cachaça, é necessário observar seu aroma, a sua “agressividade”, a acidez, o sabor alcoólico inicial, residual e seu retrogosto. Deve-se ficar atento à doçura da bebida, onde algumas vezes alguns produtores adicionam sacarose e açúcares para mascarar algum sabor desagradável em seu destilado, então fique atento. Cachaça NÃO possui açúcar em sua composição em nenhuma hipótese.

02 – Cachaça deve ser limpa ou límpida

Uma Cachaça de qualidade tem que ser límpida, transparente e sem resíduos. Um dos processos do controle de qualidade da fabricação do destilado 100% Brasileiro é o processo de filtragem, que é de grande importância. E novamente, deve-se observar o aroma, que além de agradável, não pode ser agressivo e tem que despertar a sua vontade de saborear a Cachaça.

03 – Você pensa que Cachaça é água?

Cachaça não é água não, a Cachaça de qualidade deve conter uma viscosidade diferente da água. Ao servir ela deve escorrer lentamente da garrafa, deve haver lágrimas no copo ou taça logo após servir. Por isso usa-se copos cônicos e taças para degustá-las. Sempre transparentes, para que possamos fazer essa análise visual criteriosa.

04 – Diferentes Cachaças, gostos diferentes

Cada Cachaça possui uma característica e um paladar singular. Ou seja, cada uma possui um sabor, graduação alcoólica, adstringência, pungência. Picancia onde o degustador ao beber consegue diferenciar se ela é uma Cachaça adocicada, ácida, amarga, salgada, frutada dentre outras características do próprio destilado que podem vir com a Cachaça pura ou com a influência do envelhecimento ou armazenagem em barris de madeira.

05 – Se hidrate, água é vida; se alimente, comida é energia

Devido ao alto teor alcoólico das Cachaças, é necessário beber água entre uma dose e outra, também é necessário alimentar-se. Comer pães de diversos tipos de forma pura, sem condimentos é uma ótima opção no momento de uma degustação mais criteriosa.

06 – É necessário tempo

Você precisa de tempo entre uma dose e outra. O recomendável é que você espere de 15 a 20 minutos entre uma dose de Cachaça e outra. Já para coquetéis e batidas é necessário um tempo maior, de 20 a 30 minutos em média.

07 – Aroma Suave

Geralmente uma Cachaça de qualidade possui um aroma bem suave, não pode agredir o nariz e nem sentir uma ardência muito forte. Há um costume entre os degustadores que agitam a garrafa antes de abri-la para observar a quantidade de bolhas formadas. Muitos chamam de rosário e quanto maior for a quantidade de bolhas, melhor é a qualidade da Cachaça.

08 – Armazenamento

As Cachaças de qualidade devem ficar armazenadas de maneira correta, sejam em tonéis de madeira ou inox, em local fresco e arejado, de forma que possam trocar suas propriedades com a madeira, ou descansar em dornas de inox. Produtos com envelhecimento por mais tempo ganham status e aumentam seu valor agregado.

09 – Tudo em seu tempo

Para produzir uma Cachaça de qualidade, é necessário um cuidado desde o plantio da cana-de-açúcar. É preciso a escolha certa do terreno, uma boa preparação do solo. Além de uma colheita e manejo cuidadoso, e uma seleção criteriosa das canas colhidas. A colheita deve ser feita em uma época correta e propícia para o tempo correto para que a cana atinja seu teor de brix (quantidade de açúcar) ideal.

Observando e conhecendo as Cachaças que compra, todos os seus processos e fazendo algumas análises prévias, sempre terá consigo uma ótima Cachaça Artesanal de alambique para degustar prazerosamente sozinho ou com amigos e familiares!

Um brinde a Cachaça Artesanal de qualidade!


Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo, compartilhar com os amigos e…
Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

 CachaçaCachaça