Notícias

Cachaça boa é Cachaça certificada

    Bom, basicamente quem dá o aval final para as Cachaças em relação a qualidade são os consumidores, certo? Mas afinal o que é preciso para uma cachaça ser de qualidade?

    INVESTIMENTO, isso mesmo, para que a Cachaça seja um produto de qualidade, é necessário investimento, na melhoria do manejo da matéria prima e na qualificação no controle de qualidade da produção, mas o que realmente classifica, dá destaque, frente aos concorrentes e expõe para os consumidores são as certificações, premiações e boas colocações em concursos e rankings de avaliação.

cana-de-acucar_paraiba_2

    Podemos citar certificações do IMA, do próprio INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), ANPAQ, Concurso Mundial de Bruxelas, Ranking da Cúpula, ExpoCachaça, prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza dentre diversos outros que avaliam e qualificam as cachaças.

    O selo ANPAQ se destacou e tornou-se referência em certificações nas Cachaças desde sua criação, inicialmente o selo era limitado a reconhecer as cachaças mineiras de qualidade, hoje expandiu, seleciona e atesta a qualidade das cachaças de todo o Brasil. Para que as cachaças sejam certificadas, os produtores interessados além de associar a ANPAQ (Associação Nacional da Cachaça de Qualidade) deverá cumprir alguns regulamentos, como o Programa de Garantia de Qualidade da Cachaça de Alambique.

    Algumas das exigências do regulamento exigidos pela ANPAQ é que a Cachaça seja produzida em um processo descontínuo, em alambique, o processo faz com que o produto atinja uma maior complexibilidade dos sabores e uma qualidade sensorial superior, o processo de produção deve ter um requisito de boas práticas para o manejo da matéria prima, que influenciam diretamente no resultado e na qualidade do produto, que são analisados, verificados e certificados nas análises sensoriais em sua degustação.

Alambique

    Para participar da certificação da ANPAQ é necessário que a Cachaça possua o cadastro na Receita Federal e o Registro no MAPA, não havendo nenhum impedimento com a legalidade. Consumir bebidas que não estão legalizadas é um grande perigo, pode ocorrer do produto ser fabricado sem qualquer tipo de controle de qualidade, com risco da bebida estar contaminada com substâncias nocivas à saúde e podendo até causar a morte pelo consumo excessivo dela.

    Essas certificações, prêmios e selos de qualidade é bom tanto para produtor, quanto para consumidor, para os produtores é uma forma de destacar frente aos concorrentes e adquirir credibilidade e visibilidade diante dos consumidores, que por sua vez, consomem a cachaça tendo certeza de ser um produto, devidamente fabricado com qualidade, carinho e atenção.

A ANPAQ fez carta com algumas das melhores cachaças certificadas com o  Selo de Qualidade ANPAQCarta

Cachaça Chapada das GeriasCachaça Chapada das Gerias

 

Cachaça 100 limiteCachaça 100 Limite

Seleção de Setembro de 2017 do CLUBE CN, 100 Limite Prata e 100 Limite Ouro

 

Cachaça-tira-magoaCachaça Tira Mágoa

 

Cachaça-Taverna-de-MinasCachaça Taverna de Minas

Com um grande mix de produtos em nosso site

 

Cachaça-Pirapora-OuroCachaça Pirapora

Cachaça-Cabilê-ouroCachaça Cabilê Ouro

 

Cachaça-JequeriCachaça Jequeri

 

Cachaça-Segredo-de-AraxáCachaça Segredo de Araxá

Cachaça-CaraíbasCachaça Caraíbas Ouro

Cachaçaria-LukanaCachaça Lukana

0 comentário em “Cachaça boa é Cachaça certificada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: