Cachaça boa é Cachaça certificada

Cachaça boa é Cachaça certificada

Tempo de leitura: 3 minutos

    Bom, basicamente quem dá o aval final para as Cachaças em relação a qualidade são os consumidores, certo? Mas afinal o que é preciso para uma cachaça ser de qualidade?

    INVESTIMENTO, isso mesmo, para que a Cachaça seja um produto de qualidade, é necessário investimento, na melhoria do manejo da matéria prima e na qualificação no controle de qualidade da produção, mas o que realmente classifica, dá destaque, frente aos concorrentes e expõe para os consumidores são as certificações, premiações e boas colocações em concursos e rankings de avaliação.

<

    Podemos citar certificações do IMA, do próprio INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), ANPAQ, Concurso Mundial de Bruxelas, Ranking da Cúpula, ExpoCachaça, prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza dentre diversos outros que avaliam e qualificam as cachaças.

    O selo ANPAQ se destacou e tornou-se referência em certificações nas Cachaças desde sua criação, inicialmente o selo era limitado a reconhecer as cachaças mineiras de qualidade, hoje expandiu, seleciona e atesta a qualidade das cachaças de todo o Brasil. Para que as cachaças sejam certificadas, os produtores interessados além de associar a ANPAQ (Associação Nacional da Cachaça de Qualidade) deverá cumprir alguns regulamentos, como o Programa de Garantia de Qualidade da Cachaça de Alambique.

    Algumas das exigências do regulamento exigidos pela ANPAQ é que a Cachaça seja produzida em um processo descontínuo, em alambique, o processo faz com que o produto atinja uma maior complexibilidade dos sabores e uma qualidade sensorial superior, o processo de produção deve ter um requisito de boas práticas para o manejo da matéria prima, que influenciam diretamente no resultado e na qualidade do produto, que são analisados, verificados e certificados nas análises sensoriais em sua degustação.

    Para participar da certificação da ANPAQ é necessário que a Cachaça possua o cadastro na Receita Federal e o Registro no MAPA, não havendo nenhum impedimento com a legalidade. Consumir bebidas que não estão legalizadas é um grande perigo, pode ocorrer do produto ser fabricado sem qualquer tipo de controle de qualidade, com risco da bebida estar contaminada com substâncias nocivas à saúde e podendo até causar a morte pelo consumo excessivo dela.

    Essas certificações, prêmios e selos de qualidade é bom tanto para produtor, quanto para consumidor, para os produtores é uma forma de destacar frente aos concorrentes e adquirir credibilidade e visibilidade diante dos consumidores, que por sua vez, consomem a cachaça tendo certeza de ser um produto, devidamente fabricado com qualidade, carinho e atenção.

A ANPAQ fez carta com algumas das melhores cachaças certificadas com o  Selo de Qualidade ANPAQ

 

Cachaça Chapada das Gerias

 

Cachaça 100 Limite

Seleção de Setembro de 2017 do CLUBE CN, 100 Limite Prata e 100 Limite Ouro

 

Cachaça Tira Mágoa

 

Cachaça Taverna de Minas

Com um grande mix de produtos em nosso site

 

Cachaça Pirapora

Cachaça Cabilê Ouro

 

Cachaça Jequeri

 

Cachaça Segredo de Araxá

Cachaça Caraíbas Ouro

Cachaça Lukana