Drinks Notícias Receitas

Já ouviu falar de Bitter ? O coringa dos drinks

 

Falaaaaaa pessoal, tudo bom ? Este post será dedicado ao Bitter. Certamente você já deve ter bebido, mas provavelmente não tinha conhecimento do que era, mas garanto que após ler o post, você ficará sabendo de tudo e ainda aprenderá como preparar drinks.

Provavelmente você ja ouviu falar sobre Martini ou Campari, são bebidas Bitter muito conhecidas no mercado de destilados. ” Conheço sim Rafael, mas fiquei curioso, o que é o Bitter ? “

Vamos lá, o Bitter é uma bebida alcoólica que contém extratos de ervas, que fixam o gosto amargo ou agridoce. Em sua composição e seu processo de fabricação a bebida tem contato com Flores, frutas, Açúcar, ervas, raízes, cascas e algumas especiarias infundidas no alcool.

É curioso ressaltar que um punhado de marcas antigamente vendia o Bitter como medicamento , por possuir características digestivas, mas hoje ele é consumido em coquetéis ou puros, em jantares, cerimônias e festas. Se falou tá falado, Bitter é remédio, mas aprecie com moderação, não vão abusar. 😉

Tipos de Bitters

Os Bitters digestivos são bebidos em alguns países após as refeições, gelado ou não, além de ser  um elemento bastante importante para a fabricação de coquetéis. Alguns exemplos são Jägermeister, Campari, Fernet, Cynar e Amaro

Há uma espécie de classificação dos bitters, Amaro, palavra de origem italiana cujo significado é amargo, é um licor de ervas italianas, consumidos geralmente para facilitar a digestão, muita das vezes que é degustado é após as refeições. Seu teor alcoólico varia dentre 16% e 40%, a bebida possui um sabor amargo-doce, remetente ao gosto de xaropes.

Kräuterlikör, palavra de origem alemã, tem como significado licor de ervas ou licor temperado é apelidado por seus apreciadores de “meio amargo”, fabricado de maneira semelhante aos Amaro ele é tradicionalmente consumido puro, por possuir um alto teor de açúcar.

Cocktail bitters é uma espécie de complemento para coquetéis, usado normalmente para valorizar e completar sabores em um preparo, são considerados nos EUA como produtos alcoólicos “não-bebidas”, Angostura e Peychaud’s são exemplos desses bitters.

Em especial essa semana, estamos com uma oferta no lançamento da Dom Tapparo, Bitter Boteco do Ratinho.

E chegou a melhor hora, aprender como utilizar o bitter em Drinks e fazer em suas proximas confraternizações.

BITTER-COQUETEL

BITTER COQUETEL
Base : Bitter
Ingredientes :
• 1 1/2 dose de Bitter Boteco do Ratinho
• 2 colheres de chá de suco de Limão
• Água Mineral
• Gelo
Modo de Fazer : Utilizando um copo alto, junte as doses de Bitter, o suco de Limão e algumas pedras de gelo. Complete a mistura com água mineral, com gás, gelada e enfeite com limão.

FIZZ DE CACHAÇA

FIZZ DE CACHAÇA
Base : Cachaça
Tipo : Alcoólico
Ingredientes :
• 60ml de Cachaça Envelhecida
• 30ml de Suco de Limão
• 1 Colher de sopa de açúcar
• 3 gotas de Cocktail Bitter
• Gelo
Modo de Fazer: Utilizando uma Coqueteleira, bata todos os ingredientes e sirva em copo um copo alto, complete o restante do copo com agua gaseificada ou mineral, enfeite com limão.

Drink-Cariri

Drink Cariri
Base : Cachaça
Ingredientes:
• 50ml de cachaça
• 2 pitadas de angostura (bitter) de laranja
• 30ml de angostura (bitter) Cynar
• Rodelas Laranja
• Gelo
Modo de Preparo:
Para preparar esse drink, é necessario que os ingredientes estejam bem gelados, utilizando uma coqueteleira misture os ingredientes e sirva em um copo baixo, com gelo. Use uma fatia de Laranja para decorar.

 

 

ESQUENTA ALMA

Base : Conhaque ou Cachaça

Ingredientes :

• Gelo
• 2 doses de conhaque ou Cachaça envelhecida
• Meia dose de cointreau
• 2 gotas de angostura bitter
Modo de Preparo:  Misture o gelo, as doses e 2 gotas de bitter, decorar usando casca de limão siciliano ou laranja em espiral dentro do copo 1 rodela de limão siciliano na borda

1 comentário em “Já ouviu falar de Bitter ? O coringa dos drinks

  1. Rudi Claudio Kilpp

    Lamentável não falarem do Underber, original da Alemanha, fundado por Hubert Underber em 1846, Em 1884 começaram a exportar para o Brasil, e em 1932, o neto do fundador, Dr. Paul Underberg mudou-se para o Brasil e começou a fabricar o Underberg do Brasil hoje denominado BRASILBERG

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: