A Cachaça: do Brasil para o mundo

A Cachaça: do Brasil para o mundo

Tempo de leitura: 2 minutos

    Em 2016 nosso querido destilado teve um crescimento de 4,62% em seu valor total de vendas em relação a 2015. A Cachaça gerou empregos diretos e indiretos, e uma renda de cerca de US$ 14 milhões.

    Ficando atrás somente da cerveja em relação ao consumo percapita, a Cachaça ganhou seu reconhecimento mundial através da caipirinha, que terá um festival em Londres dedicado inteiramente a ela, O London Caipirinha Festival teve sua abertura ontem dia 05 de setembro e vai até o dia 17. Para o Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC), esse reconhecimento teve resultado e os números falam por si: As exportações cresceram cerca de 4,62% em valor e 7,87 em volume, quantidade de litros exportados, aumentando para mais de 8,5 milhões de litros de cachaça exportados para mais de 54 países, gerando uma renda de aproximadamente US$ 14 milhões.

    Mas a Cachaça está no mercado para quebrar paradigmas, um dos principais desafios dela é aumentar a exportação e consolidar um destilado genuinamente brasileiro de grande reconhecimento mundial. O IBRAC anunciou que o governo fará como forma de incentivo para a Cachaça a redução de cargas tributárias com a entrada no Simples Nacional em 2018, ocasionando em menores gastos e possibilitando investimentos em produção e controle de qualidade, fazendo com que o custo do produto seja otimizado e as possibilidades ampliadas.

    Com isso a Cachaça poderá alcançar o seu devido potencial do mercado de exportações, que hoje está em cerca de 1% do volume total produzido, segundo o IBRAC. Porém ainda é um valor muito pequeno em relação a outros destilados do mundo a fora, “tomamos” de exemplo a tequila, destilado de origem Mexicana, em 2015 exportou cerca de 200 milhões de litros para mais de 120 países, cerca de 70% do volume produzido é destinado para exportação, em quanto o Brasil exportou pouco mais de 8 milhões de litros para cerca de 54 países.

    Entretanto até 2013 a nossa cachaça era rotulada como Brazilian Rum, e não tinha o tratamento de uma bebida genuinamente brasileira, até que EUA, Colômbia e México autenticaram e reconheceram como um produto brasileiro, já a tequila é uma bebida reconhecida e protegida em 46 países mais União Europeia, estamos no momento ideal para a expansão. A Cachaça foi regulamentada em 2016 por sua Indicação Geográfica por ser um produto genuinamente brasileiro, devido a algumas normas que foram aprovadas a bebida precisa ter graduação alcoólica entre 38% e 48%, e para ser chamada de cachaça a aguardente de cana, deve ser produzida apenas no Brasil.

A cachaça tem seu dia.

    Cana, caninha, birita, aguardente de cana, água benta, branquinha, bagaceira, purinha, abrideira, goró, água que passarinho não bebe, malvada, purinha, engasga gato dentre diversos apelidos que fortificam a identidade do brasileiro com nosso querido destilado, que ganhou uma data especial, dia 13 de setembro agora é comemorado Dia Nacional da Cachaça. Farei um post para vocês entenderem o porque do dia 13,  a história da Cachaça e reforçar a importância dela para a economia do país.