Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza

Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza

Tempo de leitura: 3 minutos

    Vamos falar de um dos prêmios de grande importância em âmbito nacional, o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, que foi criado em 2010 em uma parceria sistema FIEMG/SESI/SENAI, SindiExtra e Ibram, no qual as premiações reconhecem, divulgam e premiam os destaques em gestão, revitalização e preservação ambiental, podendo a ser pessoas ou instituições que buscam à causa ambiental e a preservação da vida no país.

    O prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza está em sua oitava edição, ganhou destaque nacional e se tornou referência no assunto, um prêmio mineiro que se tornou renomado no Brasil. Acumulando mais de 800 inscrições e indicações recebidas, contando mais de 100 vencedores e homenageados.

    Com um intuito de promover e incentivar o um acordo entre governo e sociedade para resolução das questões de sustentabilidade, de uma forma onde a população não seja prejudicada financeiramente, ecologicamente e socialmente. O Prêmio tem cooperação de diversos órgãos como, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Governo de Minas, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD),  Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), colaboração do Sistema Sesc/Senac. O acompanhamento técnico está nas mãos da Fundação Dom Cabral, apoio da associação de Defesa do Ambiente (AMDA) e Fundação SOS Mata Atlântica.

Fundamentos

    O prêmio se baseia nos princípios de Hugo Werneck(1919-2008) ambientalista que viveu 89 anos em busca da consciência ecológica na América latina, que confiava que a força do amor poderia tornar o ser humano mais sensível e atento as questões de preservação da pouca natureza que ainda temos.

    Para combater a pobreza, a fome e alavancar a economia sustentável, Hugo se baseava em três fundamentos ecológicos, que ainda permanecem atuais nas condições de hoje: CONHECER, GOSTAR E CUIDAR. São esses princípios que conduzem o PRÊMIO HUGO WERNECK DE SUSTENTABILIDADE & AMOR À NATUREZA que reconhecem exemplos de sustentabilidade, amor ao planeta e a humanidade:

CONHECER
Temos de conhecer, de maneira científica e vivencial, os mecanismos de funcionamento e autoperpetuação da natureza.
GOSTAR
Somente este contato é capaz de nos fazer gostar do meio ambiente que nos dá vida e protege.
CUIDAR
E cuidar dela, por extensão de todos os seres vivos, é o melhor que podemos fazer e ser exemplo.


Seguimos esses princípios e apoiamos os produtores que estão engajados,  por exemplo a Cachaça Taverna de Minas,  ganhou o prêmio em 2015, segue trabalhando com vontade e amor, está disponível em nosso site.

    Considerado “O Oscar da Ecologia brasileira”, o prêmio aborda diversas categorias, “Melhor Parceiro Sustentável”, “Melhor Projeto de Parceiro Sustentável”, “Inovar”, “Amar” entre outras que você pode conferir aqui.  Para concorrer os participantes devem se inscrever através de um formulário, respeitando o regulamento do VIII Prêmio Werneck. As avaliações para os ganhadores, são as mesmas do “Prêmio Minas Ecologia”, com a mesma credibilidade e sucesso do prêmio do Caderno Estado Ecológico, do jornal Estado de Minas Gerais, que também segue com uma parceria do FIEMG e a AMDA.

    Para saber mais informações sobre o VIII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza acesse o site oficial clicando aqui.