Um por todos e todos pela Cachaça

Um por todos e todos pela Cachaça

Tempo de leitura: 4 minutos

Especialistas criam Ranking Cúpula da Cachaça analisam e classificam as melhores Cachaças do Brasil

   Evento irá eleger e ranquear as melhores Cachaças do Brasil. Os maiores especialistas do destilado genuinamente brasileiro estarão envolvidos na seleção. Você apreciador tem seu papel fundamental para a escolha dos rótulos que serão selecionados para serem classificados como os melhores. “Mas Rafael, como vou participar e como funciona o Ranking Cúpula da Cachaça?”

   Nas demais linhas deste post, vou esclarecer como funciona a seleção das 50 melhores Cachaças, o histórico dos dois Rankings anteriores e como será o próximo. Mas para entender tudo, primeiro devemos saber como surgiu o Ranking da Cúpula da Cachaça.

  Antes de ter grande importância no mercado Cachaceiro os membros da Cúpula eram apenas um grupo de amigos, que se encontravam país a dentro em eventos. Eram especialistas ou apenas amantes da bebida que buscavam o que há de melhor sobre a Cachaça e demais aspectos que envolviam produção, distribuição, comercialização e fatos sobre a cultura do alambique. Esses amigos se reuniram em 2012 para debater sobre assuntos pertinentes à Cachaça e claro degustá-las. Em busca de oportunidades no seguimento, aprofundarem a troca de conhecimentos.  A primeira reunião aconteceu na propriedade de Milton Lima, a Pousada e Cachaçaria Macaúva no interior de São Paulo em Analândia. Neste encontro foram três dias de uma grande troca de experiências, degustações, brindes, comemorações e debates que viriam a colaborar com o crescimento do setor da nossa querida Cachaça.

   Após muita conversa, discussões, organizações e esforços dos membros para criar algo sobre o tema, surgiu o “I Ranking Cúpula da Cachaça”, ao longo do segundo semestre de 2013 desencadeando em um resultado das 50 melhores Cachaças no primeiro semestre de 2014, tendo inclusive uma chamada na primeira página do Jornal do Estado de São Paulo, fazendo com que o destilado 100% nacional tivesse seu pico de visibilidade nos veículos de comunicação, havendo a cobertura dos principais veículos, portais de notícias e jornais. Você pode conferir em um post meu a posição de todas as Cachaças do I Ranking Cúpula da Cachaça clicando aqui.

   O Ranking funciona em três fases, sem qualquer participação dos produtores da Cachaça na organização do evento, é claro, para que não puxem “sardinha” para o lado de nenhum deles. Não houve cobrança de qualquer taxa de inscrição.

   A primeira Fase do Ranking é o voto popular e as votações se iniciam no feriado da independência do Brasil, dia 07 de Setembro, você da a partida para a disputa. Nesta fase não há intervenção dos fabricantes e dos especialistas. Há uma pré-seleção de 250 rótulos que compõem o universo das marcas participantes, que serão classificados para a segunda fase, através de uma votação on-line aberta para todos os apreciadores da Cachaça. Você pode votar em até três rótulos de qualquer Cachaça que tenha no mercado, sendo que só participarão do ranking, aquelas que estiverem legalizadas é claro!

   A segunda Fase do Ranking é a Seleção dos Especialistas, onde os profissionais vão escolher as 50 melhores Cachaças apresentadas pelo voto do público, e as 60 mais citadas pelos especialistas garantem lugar na próxima fase do Ranking.

Terceira e última fase e de fato o Ranking Cúpula da Cachaça. Eles se reúnem com um certo número de convidados em três dias de degustações às cegas das 50 classificadas para última fase, todas cachaças são colocadas em uma garrafa padrão para que não haja diferenciação e degustadas pelos especialistas, onde é eleita o TOP 50 das Cachaças, por ordem crescente, premiada a melhor cachaça do Ranking.

   Após o sucesso do primeiro Ranking Cúpula da Cachaça de 2014 os membros resolveram seguir com o projeto adiante e fazer novamente o evento, reuniram cerca de 40 especialistas em 2016 para selecionarem as 50 melhores cachaças do ano. Como influenciou diretamente nos resultados de vendas e repercussão da própria imagem da Cachaça, a bebida mais famosa do Brasil, os produtores viram a necessidade de trazer produtos com um alto nível de qualidade para competir nesse novo Ranking, agora definido que será bienalmente executado, trazendo maior competitividade entre os produtores, que estão em busca do prêmio de melhor Cachaça do Ranking da Cúpula da Cachaça. você consegue conferir as posições do “II Ranking Cúpula da Cachaça”  realizado em 2016 clicando aqui.

   Agora chegou a hora de mais um ranking e a partir desse segundo semestre de 2017 começa a contagem regressiva para o “III Ranking Cúpula da Cachaça” que será divulgado em 2018. A metodologia será a mesma mas a disputa será cada vez mais acirrada com produtos excepcionais disputando o topo. Fique de olho, faça sua parte, vote e acompanhe a seleção no site oficial da Cúpula da Cachaça. Em breve começará o voto popular on-line. Indique a sua marca favorita!