10 dicas para envelhecer sua Cachaça em casa

10 dicas para envelhecer sua Cachaça em casa

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é  envelhecer Cachaça. Qual a melhor madeira? o tempo ideal? É possível chegar ao mesmo resultado que os produtores?
Pelo incrível que pareça não é difícil ter sua própria Cachaça envelhecida em casa, basta ter atenção e alguns cuidados durante todo o processo.

Agora você poderá esclarecer algumas dessas dúvidas através das 10 dicas para envelhecer sua Cachaça em casa.

Em pesquisas feitas através do Facebook da CN e com a longa experiência que tenho no universo da Cachaça. A madeira Amburana é a que tem maior receptividade pelos degustadores de Cachaça envelhecida.

envelhecer1 – Qual tempo ideal para o envelhecimento no barril de reserva pessoal de Amburana?

A amburana é uma madeira com propriedades medicinais,  que possui diversas características que passam para o destilado. Porem é considerada uma madeira difícil de achar o ponto ideal para a Cachaça. Contudo devemos experimentar, testar, anotar, refazer o processo… e assim por diante.

Recomendo que você verifique seu barril de tempos em tempos para que você chegue ao resultado de envelhecimento ideal. Pois não existe certo ou errado para reservas pessoais, e sim uma questão de paladar do degustador.

2 – Barril sempre tem que estar cheio ?

Sim, o processo de envelhecimento, como já diz o nome, é um processo que ocorre de forma lenta e delicada. Como pode ver no demonstrativo abaixo:

envelhecer
FIGURA 1

Assim a Cachaça está sempre em contato com as paredes do barril. Ele estar cheio proporciona a troca das propriedades da Cachaça pura com a madeira. Mas caso ele não esteja completamente cheio, a Cachaça corre o risco de oxidar. Consequentemente a acidez da sua bebida pode se elevar chegando a tornar incômodo. Logo deve-se sempre manter seu barril cheio.

3 – Qual a graduação alcoólica usar para envelhecer?

Como  visto na FIGURA 1, no processo de envelhecimento ocorrem evaporações do líquido. Aliás o ideal é usar Cachaças brancas que tenham um teor alcoólico elevado. Porém devemos tomar cuidado em utilizar Cachaças acima de 45%, ideal é buscar por uma Cachaça branquinha de alambique. É importante que seja uma boa Cachaça, isso influenciará diretamente no resultado.

4 – Por que a Cachaça Evapora no Barril?

No processo de envelhecimento naturalmente a Cachaça já evapora. Porém o local em que o barril está armazenado pode acelerar esse processo ou influenciar no resultado da Cachaça. Assim caso o barril esteja em condições climáticas de baixa umidade a água irá evaporar, caso alta umidade o álcool evapora.

O ideal é manter seu barril em um local úmido, arejado e ao abrigo de luz.

envelhecer

5 – Qual o tempo ideal para o envelhecimento da minha Cachaça?

Posso afirmar que essa é a pergunta mais difícil de se responder. Portanto tudo vai depender do resultado que você espera, do nível de sua paciência e do barril usado.

Há algumas orientações bases a serem seguidas, contudo o resultado dos envelhecimentos das reservas pessoais serão sempre diferentes dos barris maiores e dornas, pois a Cachaça tem um contato maior com a madeira e isso tende a acelerar o processo.

O tempo ideal para os barris de carvalho é a partir de três meses de envelhecimento, caso ele seja de primeiro uso. Caso já tenha sido usado, a partir de três meses deve-se experimentar e conferir o resultado.

Para o Jequitibá e madeiras neutras o destilado adquire uma certa adstringência e possa causar um efeito repuxante na boca. Do mesmo modo, recomendo também que prove semanalmente todos os seus envelhecimentos, pois você experimenta e pode chegar ao resultado que deseja.

6 – Devo completar o barril com a mesma Cachaça?

O ideal é que complete com a mesma Cachaça branca usada no começo do envelhecimento, em especial se você tiver uma retirada frequente de sua Cachaça do Barril.

Recomendo que busque sempre a mesma Cachaça Branca, pois hoje os alambiques possuem técnicas, equipamentos e pessoas treinadas para manter os padrões de qualidade e semelhança nas produções.

envelhecer

7 – O uso de lascas de madeiras acelera o processo?

Não, esse processo se chama infusão, não é todo material que traz bons resultados, algumas pessoas usam ervas, coco e madeiras de diferentes origens.

Caso queira fazer, recomendo testar e experimentar para saber se está dando certo.

8 – É possível envelhecer Cachaças já envelhecidas ?

Sim, você pode sim, porém deve-se tomar cuidado para não usar uma Cachaça que tenha menos de 45% de graduação alcoólica no barril. Você estará fazendo algo semelhante a técnica de “double barrel” muito utilizada no mercado de Cachaças. Técnica que consiste envelhecer uma Cachaça por dois barris diferentes.

envelhecer

9 – O ar condicionado interfere no envelhecimento da Cachaça?

Sim, porem deve-se ficar atento pois a Cachaça pode ter uma certa elevação no volume alcoólico devido ao ar seco que o ar condicionado proporciona ao ambiente. Recomendo que deixe sempre seu barril em condições naturais, a dica principal é que o barril fique armazenado em um local arejado.

10 – Devo usar uma Cachaça inferior para amaciar o barril?

Recomendo que se use água para expandir a madeira e vedar as emendas, mas principalmente essas madeiras neutras que deixam a Cachaça adstringente pode-se usar uma Cachaça de qualidade inferior para ajudar na limpeza, dilatação e na vedação do barril. Essa Cachaça deve ser descartada após permanecer em contato com o barril, pois o primeiro contato ela fica muito muito amadeirada e o seu aroma muito forte.

Qualquer duvida que você ainda tiver, estou disponível para responder, pode mandar nos comentários abaixo, no Facebook ou Instagram. Terei o prazer de responde-las.

Abaixo um pequeno vídeo de como utilizar o seu barril.

facebook           instagram        twitter       youtub-e

Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo e compartilhar com os amigos e… Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!